Ação do MP-CE pede novo concurso para Polícia Civil e reestruturação de delegacias

Publicado em Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, Ministério Público, Polícia civil, servidores públicos

Yasmin Rajab – Uma ação ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) pede, com urgência, um novo concurso público para delegados, escrivães e inspetores da Polícia Civil. A ação também exige a reestruturação das delegacias do estado.

Ajuizada pelos promotores de justiça atuantes no Controle Externo da Atividade Policial, a solicitação tem como objetivo sanar problemas crônicos na estrutura física, de recursos humanos e prestação de serviços nas delegacias de polícia.

A decisão foi tomada após apurações sobre a atual situação das delegacias, que constataram fragilidades no reduzido quadro funcional e o descompasso com o crescimento da população local, falta de treinamento continuado para os policiais, comprometimento da atividade da Polícia Civil, precariedade física em delegacias e falta de equipamentos fundamentais para o pleno desenvolvimento das atribuições da instituição.

O Ministério Público requer judicialmente a realização de um novo concurso público e reforma das delegacias de polícia, incluindo um novo estacionamento, cofres para guardar entorpecentes, armas e objetos apreendidos e novas portas e janelas com grades.

Também é solicitado que cada delegacia possua ao menos três impressoras multifuncionais, renovação e acréscimo de viaturas, drones para as delegacias de Fortaleza, além de equipamentos específicos para as Delegacias de Combate aos Crimes Tributários, Meio Ambiente e Acidentes e Delitos de Trânsito.

Leia mais: TCDF autoriza prosseguimento do concurso para a Polícia Militar do DF

Governadora do Ceará sanciona lei de estruturação da Cagece

Receita Federal assina contrato com a FGV para organização de novo concurso