Dizer o quê?

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Charge do Cazo, de 22/02/2022

 

É fato que só teremos representantes políticos de boa qualidade, quando tivermos também eleitores com o mesmo grau de excelência. À medida em que os cidadãos ascendem em educação e preparo intelectual, as oportunidades para aqueles candidatos oportunistas e sem preparo vão se estreitando.

Do mesmo modo, o adequado preparo educacional dá aos cidadãos e eleitores a capacidade de distinguir entre o candidato que preza a ética daquele que busca a eleição apenas como meio para enriquecimento pessoal. Dessa forma e de modo geral, o que temos no quesito qualidade dos candidatos para os diversos cargos políticos nas eleições de outubro reflete, com certa precisão, o que temos em termos de eleitores.

Sendo assim, não há como culpar o candidato A ou B por suas limitações educacionais e mesmo suas carências éticas, quando o que se tem são eleitores que não conseguem enxergar, no ato do voto, uma grande oportunidade ímpar para a construção de um país melhor para si e para os seus. A cada quatro anos, essas janelas de oportunidades se abrem e fecham por um curto período de 12 horas, sem que os eleitores aproveitem a grande chance de mudar.

O instituto da reeleição, que entre nós tem se mostrado um desastre enorme, diminuiu, ainda mais, as oportunidades de mudanças, com os eleitores se mostrando temerosos e reticentes na escolha de novos candidatos, preferindo aqueles que irão dar continuidade aos mandatos. O medo da mudança é universal e parece atingir, com mais pontaria, aqueles cuja a preparação intelectual é incipiente ou inexistente. O comodismo é sempre um mau comparsa, preferindo a companhia dos iletrados.

Não espanta que os eleitores, em sua maioria, rumem para as urnas, como quem vai para a feira, buscando aqueles candidatos que, de suas barracas, anunciam, com vigor, acenando com preços e vantagens melhores. Não surpreende, pois, que o resultado dessa feirança sem critérios seja sempre uma grande xepa de produtos vencidos ou em vias de apodrecer.

Para piorar uma situação que em si já é caótica, desde sua origem, há ainda a tutela da Justiça Eleitoral que, em consonância com as mais de trinta legendas, praticamente toma conta de tudo, restando ao eleitor apenas o ato cego do apertar de um botão, num ritual mecânico e que pouco tem contribuído para o aperfeiçoamento do país e da sociedade.

Ao tornar aptos para concorrer, candidatos que, num país sério, já estariam cumprindo longas penas, a Justiça e os partidos contribuem, cada um a seu modo, para tornar precário e ruim um sistema eleitoral que, até agora, só tem servido para torrar os precisos recursos dos pagadores de impostos. Não há aquela necessária peneira, nem por parte dos eleitores, nem por parte da Justiça Eleitoral, nem tampouco por parte dos partidos, que, em nosso país, não passam de empresas a gerar lucros para seus controladores.

É nesse ciclo perverso que vão sendo estruturadas as eleições, com eleitores mal preparados ou indiferentes, candidatos idem e com currículos maculados, e com Justiça e partidos políticos fazendo cara de paisagem à espera, quem sabe, de um tipo de mudança que virá para que tudo permaneça como sempre esteve. Dizer o quê?

 

A frase que foi pronunciada:

“Combater a corrupção não é apenas boa governança. É autodefesa. É patriotismo.”

Joe Biden

Presidente Joe Biden. Foto: Kevin Lamarque/Reuters

 

Banalização

Havia uma época em que arrancar os dentes e fazer dentadura era moda. Depois o aparelho reprodutor feminino, as amídalas, os dentes sisos e agora a cirurgia de catarata. É preciso fiscalização séria nos produtos usados na cirurgia, que, se estiverem contaminados, podem até levar à cegueira. Cabe à Anvisa maior rigor no acompanhamento dessas cirurgias em massa. O fato de a cirurgia de catarata ser rápida não quer dizer que seja simples ou sem risco. A população precisa ser informada sobre o assunto.

 

Eixão

Via de maior velocidade na cidade, vem surpreendendo motoristas mais distraídos. Volta e meia, há engavetamento de carros, onde freadas são repentinas principalmente perto do marco zero.

Foto: Carlos Vieira/CB/D.A. Press

 

Homenagem

Hoje, no Ceub, palestra: Mulheres Eternas, contribuições para Políticas Públicas. Neste ano, o destaque é para aquelas que participaram ativamente do mundo político. As homenagens serão póstumas, para não haver confusão com ideologia às vésperas das eleições. Mais informações na página: Confira a programação do evento Mulheres Eternas.

Foto: agenciadenoticias.uniceub

 

História de Brasília

Fica, assim, atendida, em parte, a reivindicação dos alunos daquela cidade satélite, embora êles merecessem, realmente, atendimento total. (Publicada em 09.03.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin