A espada da razão

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)

hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

facebook.com/vistolidoeouvido

 

Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução/Twitter

 

          Tão importante quanto as virtudes morais, também o conhecimento da história brasileira e mundial deveria ser requisito básico a ser cobrado de um chefe de Estado. Sem essas informações coletadas do passado, e que são de suma importância, a compreensão e avaliação do presente ficam prejudicadas, tornando, também, as antecipações de estratégias para o futuro uma missão deveras impossível. Ou se possui essas informações e sobre elas se exerce longa reflexão, ou então o líder será forçado a andar no escuro, tateando e trombando de frente com os fatos. A outra opção é ficar mudo. É como dizia o filósofo de Mondubim: “com pouco estofo, faz-se o murcho.” O risco aqui é quando essas carências e limitações acerca do mundo em volta são bradadas aos quatro ventos, atraindo para a nação os maus olhares e os ventos da indignação do mundo. O resto é torcer para que o palavrório destrambelhado não resulte em retaliações e mesmo não acabe instigando e açulando conflitos.

          Muitos são os exemplos vindos da história que mostram os estragos, inclusive com mortes, provocados pela má colocação do raciocínio e das palavras. Pelo conhecimento da história, o indivíduo aprende, ao menos, a não se meter a ser juiz do mundo, pois acaba intuindo que aquele que não consegue ser juiz de si mesmo e de seus atos nunca estará preparado para julgar ou até entender os outros.

          Dominar e esvaziar o ego também é lição que se aprende ilustrando a alma com conhecimento. Também é preciso não confundir esperteza com conhecimento. É importante aprender que a ignorância sempre fala mais alto que a sabedoria, porque é alimentada pela bílis amarga e pelo fel das ambições.

          Um chefe de Estado que não se apresenta internamente como um aglutinador, na praça do mundo, irá se apresentar como um dissipador, que semeia a discórdia, mesmo que, com isso, siga amealhando inimizades e atraindo maus augúrios sobre todos. Que falta que faz um espelho em casa ou nos palácios! Não um espelho pomposo, desses bisotados e emoldurados com finas camadas de ouro sobre as volutas da madeira e que só reflete o que o objeto quer enxergar. Mas um espelho real, incapaz de omitir verdades, semelhante aquele que confessou à madrasta, no conto A Branca de Neve, que havia em seu reino, alguém superior a ela em formosura, ferindo de morte seu ego imenso.

          A falta que faz um assessor mais realista que o próprio rei, alguém capaz de sacar a espada afiada da razão e desferir um golpe de misericórdia contra as tolices. Alguém que tenha coragem de lembrar que mesmo sendo a violência e a ignorância os traços comuns e onipresentes em todo o nosso triste processo histórico, não há necessidade de declarar isso nos palcos do mundo, ainda mais tendo a mídia eletrônica e a Internet como testemunhas.

 

 

A frase que foi pronunciada:

“A menor minoria é o indivíduo. Aqueles que não respeitam os direitos individuais não podem pretender defender os direitos das minorias.”

Ayn Rand

Ayn Rand. Foto: wikipedia.org

 

Borracha

Em Brasília, a parte norte cresceu mais tarde. Algumas correções foram feitas depois de percebidos os detalhes. Não foi uma boa ideia construir as casas da W3 Sul na beira da pista. Por isso, o desenho foi modificado na W3 Norte.

W3 Sul. Foto: Arquivo Nacional

 

Reparo

Há tempos que um buraco enorme na 915 norte, na saída da Basílica Menor São Francisco, atormenta moradores e fieis. Numa curva, sempre pega os desavisados de surpresa.

Basílica Menor São Francisco, na Asa Norte

 

Consume dor

Ainda há operadora de celular que insiste no inconveniente telemarketing. Quem se sentir incomodado pode fazer uma reclamação tendo o número e o nome do atendente. Basta registrar na ouvidoria da Anatel.

Charge do Ed. Carlos

 

Atitude

Artigo interessante publicado pelo Gerente de Vendas do Aftermarket da FUCHS, Marcelo Martini: A manutenção automotiva e sua contribuição para a segurança no trânsito. Parece óbvio, mas as estatísticas apontam como uma das principais causas de acidentes.

Foto: tecnicosenai.com

 

História de Brasília

Os pacotes de 5 quilos de arroz a 35 cruzeiros são disputados a cotoveladas e empurrões, e cada comprador leva a quantidade que deseja. Se o saco de arroz da Novacap levasse um distintivo pelo qual cada pessoa levaria apenas um, desestimularia, certamente, os que vão ao supermercado para restabelecer seus estabelecimentos comerciais. (Publicada em 18.03.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin