ExInmetro Foto: Cristino Martins/Agência Pará

Investigado pelo MPF por irregularidades no Inmetro assume cargo no Governo do DF

Publicado em Economia

Alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF) por causa de uma série de irregularidades cometidas durante o período em que foi presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Carlos Augusto Azevedo tomou posse como subsecretário de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

 

A nomeação de Azevedo foi publicada no Diário Oficial do DF de 25 de junho de 2020.

 

Segundo o Ministério Público Federal, foram abertos pelo menos nove inquéritos para apurar malfeitos no Inmetro durante a gestão de Azevedo. O órgão é vinculado ao Ministério da Economia. As investigações, que envolvem toda a diretoria da época, vão de assédio moral a fraudes em contratos com empresas de limpeza e de processamento de dados.

 

Antes das investigações abertas pelo MPF, o agora subsecretário de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação do Distrito Federal já havia sido condenado em segunda instância por improbidade administrativa durante a passagem dele pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

 

Azevedo é muito próximo a prefeito do MDB

 

Azevedo é muito ligado a Washington Reis, do MDB, prefeito de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro. A proximidade entre os dois é tão grande, que o Inmetro, à época, doou um terreno que tinha na cidade para a prefeitura.

 

Uma das últimas polêmicas criadas por Azevedo no Inmetro foi a nomeação de Robson Alves de Carvalho, o DJ Robson Rabbit, para chefiar a área de compras do Inmetro, que movimenta mais de R$ 40 milhões por ano.

 

Outro lado

 

Em nota encaminhada ao Blog, a Secretaria de Educação do Distrito Federal informa que “Carlos Augusto Azevedo foi nomeado para o cargo de subsecretário de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação. É professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), servidor de carreira. Está em andamento o processo de cessão para o Governo do Distrito Federal. Até o momento, não há impedimento legal para sua posse”.

 

Também por meio de nota, Carlos Augusto Azevedo diz “que a condenação à qual se refere a nota foi ganha em primeira instância, no respectivo processo. Foi condenado à revelia, posteriormente, em segundo instância. Esta condenação não gerou sanção e nem multa, tanto que, após, não houve impedimento para que assumisse a presidência do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Sobre a investigação do Ministério Público Federal (MPF), ele não tem conhecimento. Quando tiver ciência, prestará os devidos esclarecimentos”.

 

Brasília, 17h51min, atualizada às 20h45min