1 Austin Distel/unsplash

Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância será lançado nesta quarta (2)

Publicado em Sem categoria

O Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) promove, nesta quarta-feira (3/2), evento de lançamento do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI). Trata-se de um instituto multidisciplinar que tem como objetivo estimular o desenvolvimento integral de crianças nos seis primeiros anos de vida. Por meio de pesquisas científicas, o centro deve ajudar na formulação de políticas públicas com base em evidências.

O lançamento ocorrerá por meio de um webinário marcado para ocorrer das 10h às 12h, contando com a participação de organizações apoiadoras e profissionais da área. O evento terá transmissão pelo Youtube, com tradução simultânea e intérprete de libras. Para conferir o lançamento em português, acesse este link . Para assistir ao evento em inglês, clique aqui.

A parte inicial do evento contará com a participação de Claudio Haddad, presidente do conselho deliberativo do Insper; Marcos Lisboa, presidente do Insper; Luiz Eugênio Mello, diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); Jack Shonkoff, diretor do Center on the Developing Child da Universidade Harvard; Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; Sylvio Canuto, pró-reitor de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP); e Roberta Ricardes, responsável pela área técnica da saúde da criança da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

O webinário contará com o painel “Desafios brasileiros e perspectivas globais para o desenvolvimento infantil”, que será um diálogo entre professores que lideram projetos no Brasil e no exterior, incluindo as professoras associadas da Universidade Harvard Aisha Yousaffzai e Dana McCoy, e o professor da Rice University Flávio Cunha. O debate terá como moderadora Márcio Castro, professora da Universidade Harvard.

Sobre o CPAPI

Vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o centro de pesquisa é uma iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), o qual, por sua vez, é formado pelas seguintes organizações: Center on the Developing Child e David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade Harvard, Faculdade de Medicina da USP, Fundações Bernard van Leer e Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper e Porticus América Latina.

O CPAPI será dirigido por Naercio Menezes Filho, coordenador da Cátedra Ruth Cardoso no Insper e do Comitê Científico do NCPI, além de professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA/USP). Alguns dos pesquisadores principais do centro serão Anna Maria Chiesa, Daniel Domingues dos Santos, Helena Brentani, Maria Beatriz Martins Linhares e Rogério Lerner.