Mais de 2 milhões de crianças brasileiras não estão em creches, diz estudo

Sandy Millar / Unsplash
Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Em todo país, cerca de 2,3 milhões de crianças de 0 a 3 anos, ou seja 20% dos brasileiros nessa faixa-etária, não estão em creches por alguma dificuldade de acessar o serviço, seja por falta de vagas ou outros impedimentos, como distância da escola. Cerca de seis em cada 10 famílias gostariam que seus filhos frequentassem a creche, mas apenas […]

Projeto Caravana de Histórias leva literatura a escolas públicas do DF

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Nesta terça-feira (2/4), o projeto Caravana de Histórias, que visa difundir a contação de histórias e a música em escolas de educação infantil e creches da rede pública de ensino do Distrito Federal, pousa em Taguatinga. Participam das apresentações os contadores e músicos Mônica Papa e William Reis, com participação especial de André 14 Voltas e Maristela Papa. O dia […]

CLDF aprova lei que fiscaliza recursos destinados à primeira infância

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

A Câmara Legislativa do Distrito Federal promulgou a Lei 7.466/2024, de autoria da deputada Paula Belmonte (Cidadania), que institui o Sistema Distrital de Informações da Primeira Infância (SiDIPI) e cria o relatório Orçamento da Primeira Infância (OPI). A ideia é que a proposta sirva como instrumento de controle social e fiscalização de recursos públicos destinados a políticas públicas para crianças […]

8 anos de Marco Legal da Primeira Infância: avanços e desafios

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Nesta sexta-feira (8/3), o Marco Legal da Primeira Infância completa oito anos de sua promulgação. A lei estabelece diretrizes para políticas públicas e garantias específicas para crianças de 0 a 6 anos, que influenciam positivamente no seu desenvolvimento. Com mais de 40 artigos, o Marco Legal se dedica à proteção de direitos fundamentais das crianças pequenas, como saúde, segurança e […]

5 benefícios do ensino bilíngue na educação infantil

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Nos últimos anos, o Brasil testemunhou uma queda significativa em seu ranking global de proficiência em inglês, segundo o EF English Proficiency Index (EF EPI), da EF Education First (EF).  Neste contexto, o ensino bilíngue se apresenta como um grande diferencial na formação de estudantes — mas não só. Segundo Lucas Garcia, diretor-geral da Escola Eleva em Brasília, que faz […]

Brasil tem 59% de suas crianças pequenas fora da creche

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

O Censo Escolar 2023, divulgado nesta quinta-feira (22/2), revelou que apenas 41% das crianças de 0 a 3 anos no Brasil estão matriculadas em creches. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) era ter, no mínimo, 50% das crianças na faixa etária atendidas por instituições de ensino públicas e privadas até 2024. Apesar de registrar uma melhora — […]

Volta às aulas: como preparar as crianças para o primeiro dia na escola

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Por Ana Luísa Miranda — Especial para o Correio Com a aproximação do período de volta às aulas, muitos pais se preocupam em como preparar os pequenos para essa grande mudança na rotina, após uma temporada em casa. Os novos horários, ambiente e atividades podem se tornar um evento estressante, tanto para as crianças como para os pais. De acordo com […]

“Leia com uma criança” distribuirá um milhão de livros para creches e pré-escolas no Centro-Oeste e Norte

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

A edição deste ano do “Leia com uma criança”, realizada pelo Itaú Social, distribuirá gratuitamente um milhão de livros para turmas de creches e pré-escolas das redes municipais de ensino do Distrito Federal e de municípios das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. Cada turma receberá uma coleção com dez títulos de literatura para crianças. As secretarias municipais de Educação […]

Governo realiza consulta pública sobre uso de telas por crianças

Publicado em Deixe um comentárioSem categoria

Crianças e adolescentes estão passando tempo demais em telas de celulares, tablets e televisores? Quais consequências estão associadas a esse comportamento? Como promover o uso da tecnologia de modo a aproveitar todo seu potencial, ao mesmo tempo em que cuidamos do desenvolvimento neurológico, da saúde mental e da construção de relações sociais significativas nas novas gerações? Para responder essas questões, […]