Tina Floersch / Unsplash
1 Material com brincadeiras lúdicas para crianças pode ser acessado gratuitamente Duas crianças brincando com giz de cera

UFRB publica cartilha com atividades lúdicas para fazer com crianças

Publicado em Sem categoria

Com orientações e imagens ilustrativas, material “Vamos Brincar?” ensina 26 brincadeiras que podem ser feitas com crianças de diferentes faixas etárias

Com o isolamento social, a rotina familiar sofre mudanças. Passar o dia inteiro em casa não é nada fácil, principalmente para as crianças. Pensando nisso, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou cartilha com uma série de recomendações de atividades lúdicas para fazer com crianças em casa. O documento pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.

Tina Floersch / Unsplash
Material com brincadeiras lúdicas para crianças pode ser acessado gratuitamente

O material é composto por 26 brincadeiras, com imagens ilustrativas e orientações. As sugestões selecionadas podem ser feitas por crianças de diferentes faixas etárias, desde que observado o grau de desenvolvimento e de compreensão para executá-las de forma segura.

Todas a atividades foram pensadas para serem feitas em família, desde a elaboração até a execução, sempre com a supervisão de um adulto. As fotos de crianças apresentadas no documento são de arquivo pessoal e foram divulgadas com a autorização dos pais.

A cartilha foi criada por três servidores técnicos-administrativos da UFRB: o pedagogo e psicólogo Antônio Carlos Dias da Encarnação Júnior, a pedagoga Jandira Oliveira Santos e a psicóloga Larissa Muniz Ribeiro. Todos trabalham no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da universidade.

Para os autores, a cartilha é “um importante recurso de cuidado com a saúde mental das crianças”, pois incentivam “a implementação de brincadeiras e atividades lúdicas que, além de estimular o aprendizado, podem contribuir com a diversão e aproximação familiar”.

UFRB/Divulgação