Patricia Prudente / Unsplash
1 Evento on-line discutirá a relação entre a infância e o mundo digital Menina sentada em uma cadeira e olhando para um tablet na mesa

Evento on-line discute relação da criança com o mundo digital

Publicado em Sem categoria

Organizados pelo Instituto Alana, encontros contarão com a participação de especialistas de diversas áreas

O Instituto Alana, organização sem fins lucrativos, promove o evento “Ser Criança no Mundo Digital – série de conversas on-line”, com o apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do portal Lunetas.

Seis rodas de conversas trarão temas relacionados ao uso da tecnologia por crianças e adolescentes e o papel da família, das escolas, do Estado, das empresas e de plataformas de tecnologia. As inscrições estão abertas no site.

Patricia Prudente / Unsplash
Evento on-line discutirá a relação entre a infância e o mundo digital

A série de conversas estréia na sexta-feira (26/6), às 17h, no site do instituto.Os encontro seguintes serão feitos em 3, 17 e 24 de julho e em 7 e 14 de agosto. Os diálogos serão transmitidos com recursos de acessibilidade (intérprete de Libras e legenda em tempo real).

Cada mesa contará com a participação de especialistas das áreas da educação, psicologia, tecnologia e direito, que vão dialogar e responder a perguntas do público.

Entenda a programação

A primeira conversa terá a participação de Vera Iaconelli, doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), e Rodrigo Nejm, diretor de educação da Safernet. A medição será feita por Carolina Pasquali, jornalista e diretora executiva do Instituto Alana.

“Crianças no mundo digital: oportunidades e desafios” apresentará um panorama geral do tema e os impactos da relação da criança com as tecnologias digitais em seu desenvolvimento integral.

Na semana seguinte, em 3 de julho, o tema do debate será “O papel das famílias na relação da criança com o mundo digital” ,com Karina M. Menezes, pedagoga, presidente do Raul Hacker Club de Salvador Bahia e idealizadora do Projeto Crianças Hackers. Haverá também a presença da escritora, palestrante e empreendedora Roberta Ferec, autora do livro Tela com cautela.

O bate-papo abordará os caminhos que as famílias podem seguir para construir uma relação saudável, criativa e segura das crianças com a internet. Maria Isabel de Barros, pesquisadora do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, será a mediadora dessa conversa.

A terceira live será sobre “A participação das crianças no mundo digital”, que abordará os modos de ser, conviver e participar deste ambiente e a importância de estimular a cidadania digital. A sessão ocorre no dia 17 de julho, às 17h, e participam Inês Vitorino, doutora em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Ariane Cor, cofundadora do Minas Programam.

Em 24 de julho, o diálogo abordará “Tecnologia como oportunidade de educação para todos”. Nesse dia, Rita Bersch, mestre em design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisa na área de tecnologia assistiva; e Odara Delé, professora da rede estadual de ensino de São Paulo e criadora do projeto e aplicativo Alfabantu, conversam sobre a tecnologia na eliminação de barreiras sociais e os diversos caminhos de aprendizagem. A mediação das duas conversas será feita por Raquel Franzim, coordenadora da área de educação do Instituto Alana.

Para encerrar a série, em 14 de agosto, as garantias de proteção dos dados das crianças frente à exploração de todo tipo, inclusive comercial, nortearão o debate final. Com o tema “Exploração comercial da criança no mundo digital”, o evento terá participação de Danilo Doneda, advogado e professor, e Kelli Angelini, mestre em direito civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e gerente da assessoria jurídica do NIC.br. A mediação será de Isabella Henriques, advogada e diretora executiva do Instituto Alana.

Confira mais informações no link.