Sandy Millar / Unsplash
Pesquisa foi realizada pela ONG Todos pela Educação. Créditos: Sandy Millar / Unsplash Mãos de uma criança segurando dois carrinhos de brinquedo: um verde e um azul

Unicef alerta para o risco de aumento do trabalho infantil na pandemia

Publicado em Sem categoria

Em Brasília, a campanha “Educar para mudar” arrecada livros e brinquedos para ajudar crianças e combater esse tipo de exploração

No Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12/6), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) faz um alerta sobre o risco aumentado do trabalho infantil durante e após a pandemia.

O Unicef fez um apelo às empresas para reforçar seu compromisso com a implementação da Lei da Aprendizagem, visto que ela é uma das formas de combater o trabalho infantil.

Sandy Millar / Unsplash
Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é lembrado em 12 de junho

De acordo com a instituição, o acesso à educação, combinado com uma formação técnico-profissional e uma opção de renda, se mostra ainda mais importante em um período de pós-pandemia, para que adolescentes possam permanecer na escola.

“Com as escolas fechadas para prevenir a transmissão do vírus, e a pobreza se acentuando, o trabalho pode parecer, equivocadamente, uma forma de meninas e meninos ajudarem suas famílias”, explicou o Unicef, em nota.

“Mas ele impacta o desenvolvimento físico e emocional das crianças e pode impedir a continuidade da educação, reproduzindo ciclos de pobreza nas famílias — além de ser porta de entrada para uma série de outras violações de direitos, como a violência sexual”, continuou o documento.

Campanha de doação de livros e brinquedos começa nesta sexta-feira (12/6)

Começa, nesta sexta-feira (12/6), em Brasília, uma campanha para doação de brinquedos e livros. Com o slogan “Educar para mudar”, a ação de solidariedade receberá doações em oito pontos, concentrados em Asa Sul e Lago Sul. As entregas podem ser feitas até 12 de julho.

Idealizado pela advogada Tayane Dalazen, sócia do escritório Dalazen & Pessoa, o movimento de arrecadação de livros é resultado da mobilização da sociedade civil em prol da causa.

As doações serão destinadas às seguintes instituições: Instituto Proeza (Recanto das Emas); Centro de Ensino e Reabilitação (Asa Sul); Vida Positiva (Asa Sul); Casa Transitória de Brasília (Unaí); Ampare – Associação Mães, Pais e Amigos na Recuperação de Especiais (Asa Norte); Casa Abrigo e Escola Desenvolvedora.

Pontos de coleta:

Lago Sul:

  • Gilberto Salomão: SHIS, QI 5, Conjunto 16
  • OBA Hortifruti: SHIS, QI 9, Bloco B e SMDB
  • SP Brands: SHIS, QI 9, Bloco G, Lojas 4/5

Asa Sul:

  • Belini Pães e Gastronomia: CLS 113, Bloco D, Lojas 35/36
  • TAVE Pharma: CLS 209, Bloco B
  • Bullguer: CLS 410, Bloco C, Loja 5
  • Versão Brasileira Bar e Restaurante: CLS 204, Bloco A, Loja 2
  • Nube Café: SEPS 710/910, Centro Clínico Via Brasil, Loja 28