Beto Monteiro/Secom UnB
1 Para ser atendida no HUB e participar da pesquisa, a gestante precisa ter diagnóstico confirmado da covid-19 há pelo menos 14 dias e atender a alguns critérios Fachada do HUB. Prédio cinza com janelas e banner verde, onde está escrito UnB / HUB / EBSERH

Gestantes que tiveram covid-19 podem procurar HUB para pré-natal e parto

Publicado em Sem categoria

Grupo de profissionais do hospital está fazendo pesquisa sobre os efeitos do coronavírus durante gestação, parto, puerpério e no recém-nascido

Beto Monteiro/Secom UnB
Para ser atendida no HUB e participar da pesquisa, a gestante precisa ter diagnóstico confirmado da covid-19 há pelo menos 14 dias e atender a alguns critérios

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) está fazendo, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), uma pesquisa sobre os efeitos da covid-19 na gestação e no desenvolvimento dos bebês.

Por isso, o hospital está aberto para o atendimento às gestantes que tiveram diagnóstico positivo de coronavírus para pré-natal, parto e acompanhamento da criança.

As mulheres serão avaliadas e acompanhadas por um grupo de profissionais para analisar os efeitos do vírus durante a gestação, parto, puerpério (período pós-parto) e no recém-nascido.

O objetivo é acompanhar 300 gestantes para avaliar, por exemplo, se a covid-19 aumenta o risco de abortamento, parto prematuro, pré-eclâmpsia e malformação fetal e se o vírus pode ser transmitido da mãe para o feto.

A equipe acompanhará o desenvolvimento dos bebês desde o nascimento até os 5 anos de idade para analisar se o vírus interferiu no desenvolvimento neuropsicomotor da criança e se aumentou a mortalidade infantil.

Para ser atendida no HUB e participar da pesquisa, a gestante deve entrar em contato com o hospital pelo número (61) 2028-5232. É preciso ter, no mínimo, 18 anos e diagnóstico confirmado da covid-19 há pelo menos 14 dias.

Além disso, a mulher não pode ter suspeita ou confirmação de outras infecções congênitas ou doenças crônicas pré-existentes, exceto diabetes e hipertensão.