Agência Brasília/Reprodução
1 O evento de lançamento da Frente Parlamentar da Primeira Infância

CLDF passa a contar com Frente Parlamentar da Primeira Infância; e GDF estuda convênios para aumentar vagas em creches

Publicado em Sem categoria

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) agora tem uma Frente Parlamentar da Primeira Infância. O grupo de deputados distritais juntará esforços em defesa de ações e políticas públicas direcionada a crianças de 0 a 6 anos. A frente foi lançada na última segunda-feira (22).

Agência Brasília/Reprodução
O evento de lançamento da Frente Parlamentar da Primeira Infância

Uma das missões da associação de parlamentares será batalhar para atender todos os pedidos de vagas em creches. A presidente da frente é a deputada distrital Júlia Lucy (Novo), que defende a importância das creches, especialmente para as famílias menos favorecidas. Ela classifica a primeira infância como uma fase decisiva para a formação dos cidadãos.

A Frente Parlamentar da Primeira Infância também discutirá propostas que vão além das creches, envolvendo planejamento familiar; melhoria nos serviços de saúde neonatal e da infância; acolhimento profissional da mãe no mercado de trabalho; e educação infantil.

Apoio do Executivo local
A fim de ampliar as vagas em creches públicas, o Governo do Distrito Federal (GDF) analisa estabelecer convênios com o terceiro setor para suprir a carência de creches e serviços voltados à primeira infância. Além das creches, a proposta é de agregar ideias, defendendo políticas de atenção às crianças de forma ampla.

No Legislativo federal
O Congresso Nacional também conta com uma iniciativa voltada à primeira infância: a Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância. O grupo, composto por deputados e senadores, iniciou as atividades em 2015.