Divulgação-PCDF

Sinpol-DF pretende reverter suspensão de concursos da PCDF

Publicado em Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, Distrito Federal, Sem categoria

A suspensão do certame de agente, de 2020, foi publicada na terça-feira (14/2), no Diário Oficial do DF (DODF). Depois, na quarta-feira (15/2), foi publica a interrupção do concurso para escrivão

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) tenta reverter a suspensão dos concursos para agente e escrivão da Polícia Civil do DF (PCDF). O Departamento Jurídico do Sinpol-DF foi acionado e avaliará quais as ações que podem ser tomadas, incluindo um possível processo judicial para a retomada imediata dos certames.

Para o sindicato, “fica visível a ineficiência e o descomprometimento com os cidadãos por parte do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que insiste em adiar os cronogramas previstos para a conclusão dos concursos”.

“Para além do prejuízo financeiro e desgaste emocional dos aprovados, a defasagem histórica em seu efetivo tem gerado reflexo na capacidade operacional da PCDF. A corporação se encontra sobrecarregada”, escreveu o sindicato no próprio site. Ele também acrescenta que “de acordo com a entidade, antes do início do Curso de Formação Profissional (CFP), previsto para 2 de maio, haveria tempo hábil para que fossem inseridos os candidatos com deficiência sem a necessidade de suspensão deste”.

Questionada pelo Papo de Concurseiro, a banca organizadora ressaltou “que o certame está suspenso por consequência de decisão judicial e não por determinação deste Centro”.

suspensão do certame de agente, de 2020, foi publicada na terça-feira (14/2), no Diário Oficial do DF (DODF). Depois, na quarta-feira (15/2), foi publica a interrupção do concurso para escrivão.

De acordo com os documentos, a medida atende a Decisão nº 5184/2022, proferida nos autos do Processo nº 00600-00009569/2022-86-e, em andamento no Tribunal de Contas do Distrito Federal. A determinação exige a reintegração ao concurso de todos os candidatos com deficiência desclassificados.

Segundo o comunicado do Cebraspe, o resultado final na primeira etapa de ambos os certames será divulgado após o cumprimento integral da referida decisão e portanto o cronograma será alterado. “A atualização do cronograma será divulgada oportunamente”, informa a banca.

Veja aqui a página do concurso de agente da PCDF

Leia na íntegra a nota do Sinpol-DF:

Após divulgada a suspensão dos concursos públicos de agente e escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) informa que acionou o seu Departamento Jurídico para que, resguardados os direitos dos candidatos com deficiência, sejam tomadas medidas administrativas cabíveis para a retomada imediata do certame.

O prolongamento de tais concursos é sem precedentes na história da PCDF, uma vez que os Editais datam de junho de 2020 e caminha-se para o encerramento do primeiro trimestre de 2023. É a quinta vez que os concursos são adiados.

Na avaliação do sindicato, fica visível a ineficiência e o descomprometimento com os cidadãos por parte do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que insiste em adiar os cronogramas previstos para a conclusão dos concursos.

Para além do prejuízo financeiro e desgaste emocional dos aprovados, a defasagem histórica em seu efetivo tem gerado reflexo na capacidade operacional da PCDF. A corporação se encontra sobrecarregada.

Os policiais civis necessitam com urgência da recomposição de seus quadros. De acordo com a entidade, antes do início do Curso de Formação Profissional (CFP), previsto para 2 de maio, haveria tempo hábil para que fossem inseridos os candidatos com deficiência sem a necessidade de suspensão deste.

O sindicato informa que, após análise do Departamento Jurídico, com possíveis encaminhamentos, irá atualizar a categoria e os aprovados nos concursos acerca de qual será o procedimento adotado pela diretoria para reverter a situação.

*Estagiária sob supervisão de…