PCDF/Divulfação

PCDF suspende concurso para agentes devido a “possíveis irregularidades”

Publicado em carreira militar, Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, Distrito Federal, segurança, Sem categoria

De acordo com o documento, a medida atende a Decisão nº 5184/2022, que trata sobre possíveis irregularidades na condução do processo seletivo para provimento dos cargos de agente e de escrivão de polícia da carreira da PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) suspendeu  o concurso público regido pelo o edital nº 1 – PCDF – Agente, de 30 de junho de 2020. A informação foi publicada na edição desta terça-feira (14/2) do Diário Oficial do Distrito Federal. O certame oferta 1.800 vagas com ganhos mensais de R$ 8.698,78 para 40 horas de trabalho semanal.

Clique na imagem para ampliá-la

 

De acordo com o documento, a medida atende a Decisão nº 5184/2022, proferida nos autos do Processo nº 00600-00009569/2022-86-e, em andamento no Tribunal de Contas do Distrito Federal. A Decisão, publicada no DODF em dezembro de 2022, traz um pedido de medida cautelar, “em virtude de possíveis irregularidades na condução do processo seletivo para provimento dos cargos de agente e de escrivão de polícia da carreira de Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF, consistentes na eliminação precoce de candidatos, enquadrados na categoria de Pessoas com Deficiência – PcD”.

 

Decisão publicada no DODF, 19 DE DEZEMBRO DE 2022

 

O Cebraspe publicou comunicado, leia a íntegra: 

“O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) comunica que a suspensão de que trata o Edital nº 39 – PCDF, de 14 de fevereiro de 2023, decorre da necessidade de cumprimento da Decisão nº 5.184/2022, proferida nos autos do Processo nº 00600-00009569/2022-86-e, em andamento no Tribunal de Contas do Distrito Federal, a qual estabelece que todos os candidatos considerados pessoas com deficiência que foram desclassificados na avaliação médica sejam convocados a participar das fases seguintes do certame.

Dessa forma, o resultado final na primeira etapa será divulgado após o cumprimento integral da referida decisão, para que todos os candidatos aprovados nessa etapa sejam classificados de acordo com as regras estabelecidas no Edital nº 1 – PCDF, de 3 de dezembro de 2019, e suas alterações, que rege o certame.

Comunica, ainda, que a realização dos procedimentos para o cumprimento da decisão supracitada atingirá o cronograma divulgado e, portanto, haverá alteração na data da divulgação do
resultado final na primeira etapa do concurso e da convocação para a matrícula no curso de formação profissional (CFP). A atualização do cronograma será divulgada oportunamente.

Comunica, por fim, que os procedimentos para o cumprimento da referida decisão, bem como o novo cronograma de realização das fases para os candidatos por ela abrangidos, serão divulgados oportunamente.”

 

Veja aqui a página do concurso de agente da PCDF.

 

 

O concurso foi suspenso exatamente um mês antes do início da matrícula do do curso de formação profissional (CFP). Segundo o cronograma divulgado em novembro de 2022, o período de matrícula da 1ª convocação ocorreria em 13 e 14 de março, enquanto que a a matrícula da 2ª convocação ocorreria em 23 e 24 de março. A  realização do CFP do 1º, 2º e 3º grupos estava marcada para acontecer entre de 2 de maio e 16 de junho de 2023. Já a aplicação da prova estava marcada para 18 de julho de 2023.

 

 

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins 

* Matéria atualizada em 15/2