Estudos Freepik/Reprodução

Iniciante? Veja dicas para começar a se preparar para concurso público do zero

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, estudos, servidores públicos

Confira alguns passos que podem te ajudar a conquistar a tão sonhada aprovação

Yasmin Rajab – Manter uma rotina de estudos é essencial para conquistar a tão sonhada aprovação no cargo de servidor público. Para os concurseiros que estão começando do zero, o processo pode ser intimidador e difícil, mas ainda assim é possível.

Pensando nisso, o Gran Cursos disponibilizou um manual de dicas para quem está iniciando no universo dos concursos. Confira:

1. Entenda qual é a sua motivação

Por que você decidiu começar a estudar para concurso? Foi pela remuneração, estabilidade, prestígio do cargo, pela vontade de fazer parte do serviço público ou por alguma outra razão? Encontrar objetivamente essas respostas logo no início da sua preparação poderá ajudar a manter a sua motivação durante o caminho. Afinal, é importante lembrar que estudar para concurso é uma trajetória que não acontece em linha reta: você terá dias bons e ruins.

2. Encontre um direcionamento

É importante definir qual concurso ou carreira será o seu foco. Mas, mesmo definindo um foco, é comum se sentir perdido em meio a tantas possibilidades. Alguns pontos que podem auxiliar na sua decisão:

– Sua área de formação/cargo: se você tem uma graduação ou curso tecnólogo e gosta da sua área de formação, essa pode ser uma boa pista para quais tipos de concurso procurar.

– Onde você gostaria de morar: se a ideia de se mudar não está nos seus planos, então a melhor tática é buscar por oportunidades estaduais e/ou municipais.

– Quanto você gostaria de receber depois de ser aprovado? A definição de valores pagos para um mesmo cargo pode variar muito de acordo com o órgão ou local onde você presta o certame. Por isso é tão importante pesquisar.

3. Organize um plano de estudos

Ter muito conteúdo para assimilar e pouco tempo para fazer isso é uma situação muito comum para quem estuda para concurso. Assim, a melhor maneira de contornar essas dificuldades é poder contar com um plano de estudos.

Além de organizar os seus horários, auxiliando na criação de uma rotina para estudar para concurso, um bom plano de estudos também irá definir em qual proporção as matérias devem aparecer, levando em consideração tanto as suas dificuldades pessoais, como também as informações dispostas nos editais de concurso e provas passadas.

Na estruturação do seu plano de estudos, você deverá definir quantas horas disponíveis para estudar para concurso você tem por dia, a divisão das matérias de acordo com a relevância de cada assunto para o concurso que você deve prestar e também é preciso considerar seus pontos fracos de conteúdo. Isso quer dizer que quanto mais relevante e/ou desafiadora uma matéria for para você, a tendência é que ela apareça com mais frequência nas suas rotinas de estudo.

4. Conte com um material de consulta de qualidade

Poder contar com um material objetivo, direito e com que você se identifique é essencial para otimizar os seus momentos de estudar para concurso.

5. Resolva questões

Ao resolver questões de provas anteriores e simulados, você treina diretamente para o dia da prova, assimila mais rapidamente o conteúdo, compreende suas dúvidas de maneira objetiva e conhece o perfil da banca avaliadora de maneira mais direta.

6. Descanse

Pode parecer óbvio, mas o seu corpo e a sua mente também são participantes muito importantes nos seus estudos. Isso quer dizer que se não estiverem sendo atendidos em suas funções essenciais, o foco não estará em aprender e sim na manutenção da sua saúde. Por isso é tão importante encontrar o equilíbrio entre momentos de descanso e preparação, sem sacrificar refeições, horário de sono, momentos de lazer e a realização periódica de atividades físicas.

7. Diversifique seus estudos

A diversificação de métodos de estudos é essencial em qualquer rotina: assim você quebra a monotonia de estudar para concurso e otimiza o processo de aprendizado. Muitas vezes é preciso mudar de perspectiva, conferir dicas específicas sobre determinada seleção e renovar a motivação.

8. Revise o conteúdo

Você sabia que existe uma tendência biológica que nos leva a esquecer cerca de 50% de tudo que estudamos? Esse fenômeno é conhecido como Curva do Esquecimento. Isso quer dizer que para estudar para concurso de maneira otimizada, você não poderá apenas ir em frente, deixando os conteúdos para trás! Com isso, pode ser que aconteça o famoso “branco” mais para frente, quando estiver resolvendo simulados mais amplos para aquela matéria ou assunto específico que não ficou tão fixado. Para evitar isso, a formulação de materiais de revisão como resumos, mapas mentais, flashcards e esquemas pode ajudar.

Leia mais: Confira quais disciplinas mais caem em concursos públicos

Leia mais: Concurso SEE-DF: veja dicas de como estudar para a seleção com mais de 4.000 vagas

Leia mais: Concurso Seduc-GO: Veja dicas para ser selecionado em uma das 5 mil vagas

Leia mais: Concurso Receita Federal: especialista indica tudo que você precisa saber para se preparar