Dicas de estudos Freepik/Divulgação

Confira quais disciplinas mais caem em concursos públicos

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, educação, estudos, processo seletivo, rotina

Levantamento aponta quais conteúdos mais caem nas provas dos certames

Yasmin Rajab – Para se dar bem nas provas de concursos públicos é preciso saber bem quais conteúdos farão parte da prova. Para os concurseiros que participam de várias seleções, fica difícil acompanhar tudo, não é mesmo?

Muitos candidatos querem saber quais são as disciplinas que caem na maioria dos certames. Para os iniciantes, essa é uma pergunta frequente, principalmente para aqueles que querem aproveitar o conteúdo em mais de uma prova.

Um dos pontos importantes é lembrar que ter um conhecimento maior nos assuntos mais cobrados possibilitará uma preparação mais direcionada, além de otimizar a rotina de estudos.

Existem concursos de diversas áreas, entre elas áreas fiscal, jurídica, policial, de gestão, e outras. Nesse ano, diversos órgão realizaram e estão realizando processos seletivos, então os concurseiros estão com diversas possibilidades de seguir a carreira de servidor público.

Apesar da maioria possuir funções e cargos diferentes, alguns conteúdos possuem disciplinas bastante comuns, como língua portuguesa, que é bastante cobrada em praticamente todos os concursos.

Pensando nisso, o Papo de Concurseiro conversou com especialistas do Gran Cursos Online, que disponibilizaram um levantamento sobre os conteúdos mais cobrados nas provas dos concursos públicos. Confira:

Conhecimentos básicos

De modo geral, os concursos públicos tendem a cobrar uma mesma base de conhecimentos gerais, que engloba Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Atualidades, Noções de Matemática básica e Noções de Direito Constitucional e Administrativo.

Dentre estes conhecimentos, a Língua Portuguesa costuma ter um grande destaque, recebendo até peso diferenciado e blocos exclusivos em alguns certames. É importante construir uma boa base destes conhecimentos para qualquer concurso público. Isso se aplica especialmente aos concursos de nível fundamental e médio.

Cada vez mais, as línguas estrangeiras, principalmente o inglês, têm sido incluídas na relação de conhecimentos gerais. Por isso, é importante se atentar aos editais mais recentes.

Conhecimentos específicos

Por outro lado, em concursos de nível superior, a cobrança maior costuma se concentrar nos conhecimentos específicos, que constroem o diferencial entre os candidatos. Como o próprio nome já sugere, são conhecimentos mais ligados ao cargo e geralmente englobam legislações específicas, conhecimentos técnicos essenciais e afins.

Para quem está estudando para alguma carreira específica, alguns conhecimentos comuns sempre são cobrados, como é o caso das seguintes matérias: Conhecimentos bancários, Atualidades do Mercado Financeiro, Matemática Financeira, Legislação específica, Vendas e Negociação.

Leia mais: Concurso SEE-DF: veja dicas de como estudar para a seleção com mais de 4.000 vagas

Leia mais: Concurso Seduc-GO: Veja dicas para ser selecionado em uma das 5 mil vagas

Leia mais: Concurso Receita Federal: especialista indica tudo que você precisa saber para se preparar

Leia mais: Concurso SEAD-AP: professor dá dicas para ser aprovado em seleção com mais de 5.000 vagas

Leia mais: Mais de 3 mil vagas! Especialista dá dicas de preparação para a prova da Polícia Penal de MG