Alberto Fraga
Alberto Fraga Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia Alberto Fraga

Alberto Fraga sobre chacina dos médicos: “Tribunal do crime é mais eficiente e rápido que a Justiça”

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, GDF, Notícias
Por Ana Maria Campos — À Queima Roupa recebe o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF)
“É lamentável ter que falar que o tribunal do crime é mais eficiente e mais rápido que os tribunais de justiça do nosso país. Um crime bárbaro como aquele não merece perdão. Isso mostra que a pena de morte no Brasil existe”
Três médicos foram assassinados e um escapou por pouco em plena Barra da Tijuca. O Rio de Janeiro mantém um ambiente de guerra?
O Rio de Janeiro está e sempre esteve em estado de guerra, não  é novidade. O Estado não consegue combater a violência  no Rio de Janeiro.
Os supostos assassinos foram executados, depois de um julgamento no tribunal do crime. Como fica o Estado no meio disso?
O Estado fica desmoralizado. Já disse e vou repetir: é lamentável ter que falar que o tribunal do crime é mais eficiente e mais rápido que os tribunais de justiça do nosso país. Um crime bárbaro como aquele não merece perdão. Isso mostra que a pena de morte no Brasil existe. Quando um marginal se depara com um policial, ele dá a sentença de morte ao policial. E se um bandido desrespeitar o chefão do crime organizado, é pena de morte. Então, mais uma vez, o Estado está desmoralizado diante desse caso.
A criminalidade no Rio de Janeiro ainda tem solução?
Claro que tem, mas é necessário ter leis duras e, principalmente, as leis precisam ser cumpridas. Os líderes do tráfico devem ficar totalmente isolados. E tem que asfixiar as facções com uma fiscalização do dinheiro. Se fechar a “torneira”, as coisas vão ficar complicadas para os bandidos.
Neste caso, é possível dar uma resposta para a sociedade?
Nesse caso, a resposta que veio para sociedade foi do crime organizado. Enquanto a polícia estava pensando, tentando se organizar, sem conseguir achar uma solução, a resposta veio por intermédio dos bandidos do
crime organizado.
Até hoje, cinco anos depois, ainda não se sabe quem mandou matar a vereadora Marielle Franco. Acredita que esse crime será desvendado?
Na verdade, encontraram os autores, não descobriram os possíveis mandantes. O crime foi solucionado sim. A grande decepção é que a esquerda do nosso país queria colocar a culpa na família do Bolsonaro, e isso não aconteceu.
Brasília está muito distante dessa realidade?
Brasília está muito distante dessa realidade. Temos boas polícias, tanto a Civil quanto a Militar. A Polícia Civil tem excelente número de elucidações de crimes, comparando com o resto do país, dá um show na atuação.
Qual a sua avaliação sobre a prisão dos oficiais da PM envolvidos no 8 de janeiro?
Com relação à prisão dos oficiais da Polícia Militar já falei na tribuna da Câmara: acho um absurdo, uma aberração. É um ato arbitrário, ditatorial! E agora totalmente descabido quando tiram os salários, deixando as famílias passarem necessidade. Quem toma uma medida como essa, não tem coração e não pensa na família do próximo.
E a crise na PCDF? Como avalia a situação do ex-delegado-geral Robson Cândido envolvido em denúncia de stalking?
Sobre essa crise na Polícia Civil, sempre tive o Dr. Robson Cândido como ótimo profissional. Prefiro  não comentar problemas de cunho pessoal.