D96674BC-F3C2-45F2-AA62-9F8CD77AC4C0

Operação da PF combate fraude em financiamentos imobiliários no DF

Publicado em Eixo Capital, Notícias

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (9/10), a segunda fase da Operação Casa Imprópria. Estão sendo cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva em relação ao líder da organização criminosa no Distrito Federal.

 

A primeira fase foi iniciada em junho de 2023 a partir de comunicação da Caixa Econômica Federal, indicando a existência de um grupo criminoso no Distrito Federal com atuação em fraudes em contratos de financiamento imobiliário.

 

Com as investigações, já foram identificados 21 contratos de financiamento imobiliário com indicativos de fraude no Distrito Federal, que geraram um prejuízo superior a R$7 milhões à Caixa.

 

A organização criminosa se utilizava da figura do “correspondente bancário” para criar processos de financiamento imobiliário fraudulentos, com a falsificação de documentação dos imóveis para a obtenção dos valores, assim como documentos falsos que comprovassem a renda dos proponentes.

 

Ao ser creditado o valor do financiamento em conta dos vendedores, o dinheiro era transferido para integrantes do grupo criminoso.

 

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato qualificado contra a Caixa, fraude em financiamento, falsificação de documento público, uso de documento falso e por integrar organização criminosa, além de embaraçar investigação de organização criminosa, sem prejuízo de outros crimes que possam ser identificados a partir investigações.

 

* Com informações da assessoria de comunicação da Polícia Federal