Pensantes pelo oceano

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)

hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

facebook.com/vistolidoeouvido

 

 

          Novas tecnologias trazem consigo novos hábitos. A leitura de jornais em si tem sido um desses costumes que mudaram, quase de maneira radical, tanto para o leitor como para aqueles que cuidam da veiculação de notícias e vivem desse precioso ofício. São as exigências dos novos tempos e não adianta fazer cara de paisagem para essas mudanças, sob pena de o indivíduo se colocar à margem de um mundo em rápida transformação.

         Até que ponto esses novos meios de comunicação facilitarão ou dificultarão a propagação das meias verdades e das mentiras sinceras, eis aí um tema que tem movido países em todo o mundo em busca do que chamam de regulação das mídias, o que, no jargão antigo, era chamado simplesmente de censura.

         Um dos fatos a ser posto nesse assunto é que a multiplicação das fontes de notícias e sua capilaridade em todo o planeta, ao contrário do que muitos supunham, tirou, da imprensa, o tradicional, honroso e até então indiscutível posto de quarto poder do Estado. Outrora, os cidadãos Kane, espalhados pelo mundo, aqueles que detinham o controle das rotativas, elegiam e destruíam governos ao simples toque do teclado da máquina de escrever. Nessa época, pouco antes e depois das duas Grandes Guerras, a imprensa dava as cartas e, não raro, vencia o jogo da política, não pelo blefe, mas pelo inegável poder da palavra.

         Não foram poucos os jornalistas que, utilizando o trampolim da imprensa, adentraram para a vida política, nas tribunas e nos governos, e lá fizeram história. Esse era um outro tempo, anterior à quarta Revolução Industrial, quando a tecnologia, aliada à Internet, virou o mundo de cabeça para baixo.

         Hoje, a posição da imprensa, dentro de um Estado interconectado, bem como sua influência e poder dentro dos governos, foi revista e deslocada para uma outra posição, onde terá que encontrar agora, em meio às novas concorrências instantâneas, seu lugar ao sol. É justamente nesse novo lugar, iluminado pela luz do sol e da verdade, que somente aquelas plataformas de notícias que se apegarem aos fatos, tal qual eles se apresentam, terão chance de prosperar.

         Questões como as fakenews, pós-verdades e interpretações subjetivas dos fatos terão que se submeter e serem sopesadas sob a luz da verdade. Quem apostou que as novas tecnologias trariam apenas facilidades observa hoje que, a cada nova facilidade, foi acrescentada também um novo obstáculo e uma nova exigência. Um dos entraves aqui fica por conta da adequação do velho e tradicional jornalismo, feito com as novas ferramentas trazidas pelas atuais tecnologias. À guisa de exemplo, podemos destacar aqui o que trazem agora as manchetes dos jornais nacionais e o que observa, a tempo e à hora, o noticiário português acerca do périplo que o atual presidente faz naquele país. São duas visões da visita separadas por um oceano de percepções. Com o acesso fácil a jornais e à imprensa televisiva portuguesa, os leitores podem apontar, por si só, se há diferença no tratamento do fato e que diferenças são estas.

 

A frase que foi pronunciada:

“César declarou que amava as traições, mas odiava os traidores.”
Plutarco

Provável busto de Plutarco, no Museu Arqueológico de Delfos. Foto: wikipedia.org

Fácil e divertido

Ensinar matemática despertando o interesse dos alunos é tarefa para educadores, não só para professores. Foi assim que a mestra Maria das Dores Brigagão teve a ideia de lançar a Fantástica Matemática, que é uma metodologia diferenciada com o objetivo de tornar o aprendizado mais agradável. Além dos livros, cadernos de exercícios e material complementar já estão disponíveis em ebook, na Amazon Livros. As alunas do Sacre Coeur, que conheceram a professora Brigagão na década de 70, torcem pelos vídeos curtos no Kawai.

 

Leitor

Seriam reformas que agradariam, aos eleitores, o voto distrital, recall, candidaturas avulsas, fim do foro privilegiado, fim dos fundos partidários e eleitorais, de emendas secretas, da infidelidade partidária e do modelo de suplência. Ainda, prisão em segunda instância e fim de privilégios econômicos dos agentes públicos. O leitor Rubi Rodrigues acrescenta: empoderar a população com iniciativa de propor leis, referendo de leis polêmicas e conferir, à Justiça, a missão de livrar a cidade de predadores sociais – tal como os garis livram a cidade do lixo -, responsabilizando o Juiz pelas consequências do seu julgamento.

História de Brasília

O supermercado está abastecendo atravessadores menos escrupulosos. O caso do azeite de oliva, do arroz e do leite é o indicio de que novas providências devem ser tomadas. (Publicada em 18.03.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin