O labirinto do Fauno

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)

hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

 

Foto: Adriano Machado/Reuters

 

          Ao longo de sua trajetória, do sindicato para a política, muitos estudiosos e especialistas dos labirintos históricos da sociedade brasileira buscaram entender ou decifrar o fenômeno por detrás do fundador e proprietário do Partido dos Trabalhadores (PT). Aqueles que chegaram mais perto de desvendar essa charada humana concordam se tratar aqui de uma verdadeira metamorfose ambulante, capaz de enfeitiçar gregos e romanos, com sua lábia maia e ao mesmo tempo melíflua.

         Trata-se aqui de um personagem que parece ir além de um Pedro Malazartes ou de um Macunaíma, o herói sem remorsos de nosso folclore. De fato, o que temos aqui, em carne e osso, é um ser mitológico, como Saci Pererê, por suas proezas e até mesmo pelo seu destino pessoal.

         Quem já teve a oportunidade de observar de perto as pinturas e os desenhos de Pablo Picasso (1881-1973), em que esse artista dedicou parte de sua arte em retratar a figura do fauno, por certo, a primeira vista já pode identificar certa semelhança física e facial entre essa figura da mitologia romana e o demiurgo de Garanhuns.

         Há, numa análise mais detida entre esses dois personagens, mais verossimilhanças do que assimetrias. Mais certo, para alguns mitólogos, seria aproximar essas semelhanças, misturando-se o folclore brasileiro, em que aqueles personagens aparecem, com a mitologia greco-romana do Fauno e de Pã. Essa comparação, um tanto exótica, ganha ainda mais sabor e densidade, quando esse amálgama de personas passa a transitar dentro do labirinto construído pela engenhosidade de seu ego perturbador.

         Mesmo a sua reentrada no cenário político, orquestrada por um conjunto de forças obscuras do tipo sobre-humanas, confere ao personagem que agora retorna das cinzas de metais óxidos, uma áurea mítica, capaz de reascender as fornalhas de Hades. Para os muitos detratores que acumulou ao longo de sua jornada, esse é, de fato, uma personificação da figura do fake moderno ou daquele que é sem nunca ter sido.

         Com sua flauta típica, que nesse caso se resume ao seu falatório, nosso Fauno, por sua proverbial parlapatice, encanta principalmente os representantes do povo, que esqueceram de representa-lo. Representantes que marcham alheios ao passado desastroso e indiferente ao futuro que virá na antessala do matadouro.

         Sua possível volta ao Palácio do Planalto marcará, também, o que pode ser descrito como “Labirinto do Fauno”, não o da ficção do cinema, mas o da realidade construída a muitas mãos, todas elas empenhadas em reconstruir, a partir da argila crua, o que seria a imagem ou um deus de barro pagão. O que o nosso fauno moderno enxerga em seu labirinto fechado é o que ele acredita ser a realidade de um país em volta. Sua cegueira, no entanto, o impede de compreender um país que agora fervilha e arde em toda a parte. Uma das cenas reais, que muito bem poderia retratar o que seria esse labirinto, foi dada por ocasião das manifestações populares que chegaram a cercar o Palácio do Planalto. Lá dentro, no terceiro andar, o chefe de gabinete da então presidenta afastava a cortina para observar, assustado, o povo agitado que tomava a Praça dos Três Poderes. Naquela ocasião, eles viam, por detrás da cortina do labirinto, o que seria o mundo real e em preto e branco.

A frase que foi pronunciada:

“A inocência tem um poder que o mal não pode imaginar.”

O Labirinto do Fauno

Cena do filme ‘O Labirinto do Fauno’ //Divulgação

 

Dica de leitura na Internet

Veja, a seguir, “Caminhos percorridos por Dr. Jorge C. Bleyer nos campos da medicina tropical e da pré-história brasileira.” Por Terezinha de Jesus Thibes Bleyer Martins Costa. Para ter acesso ao texto na íntegra, acesse o link: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/wv4vv49kn6cPgRqJ4DTs46H/?lang=pt.

Pioneiros

Mariana Nogueira é a primeira neta de Ariomar da Luz Nogueira. Arquiteto e urbanista, que trocava ideias com Oscar Niemeyer, quando a nova capital do país nascia e crescia. O Gama deve homenageá-lo com uma praça.

Ariomar da Luz Nogueira. Foto: Márcio Almeida

 

Qualidade

Pode ser que o cliente não ligue para isso, mas Mac liga. Com vasto conhecimento em gastronomia, o dono da Backerei, no Brasília Shopping, jamais usa margarina. Escolhe os ingredientes como se fossem amigos. Vale conhecer o lugar. Fica perto da Hihappy.

Foto postada por Kleber Porciuncula, no Google

 

Isso pode?

No alto do conjunto 8 da QI 13 do Lago Norte, é possível vislumbrar, no Setor de Mansões do Lago Norte, uma construção colossal, no meio do cerrado. Veja a foto a seguir.

 

Eu vi

Um atropelamento perto do Pão de Açúcar, no Lago Norte, teve um cenário um pouco diferente. Ao perceber que se tratava de um acidente, um carro estaciona apressado no local e um bombeiro que, provavelmente, voltava para casa desce do carro para atender a ocorrência até que os colegas chegassem com o socorro. Uma cena que emocionou. Assista ao vídeo a seguir.

 

História de Brasília

Horrível, simplesmente horrível, o trânsito em Taguatinga. Na Avenida principal o asfalto vai até menos da metade, e o restante não recebe nenhuma conservação. Mesmo que fôsse cascalho, mas se recebesse tratamento, não seria motivo para tantos carros quebrados. (Publicada em 13.03.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin