De costas para a Copa

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)

hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

 

Foto: Divulgação/Catar 2022

 

Ao contrário do que se via em edições passadas, a Copa do Mundo de Futebol, patrocinada por uma entidade (Federação Internacional de Associações de Futebol/FIFA) pra lá de enrolada com escândalos de corrupção, não tem merecido, ao menos por parte dos brasileiros despertos para as agruras atuais do país, a atenção e o apoio que possuía em tempos idos.

Hoje, a impressão que fica, em muitos, é que essa Copa no Catar se transformou num evento “prá lá de Marrakech “, distante e perdido no tempo. Hoje, a maioria dos torcedores que ainda dedicam seu tempo a assistir as disputas do ludopédio internacional, observam esses jogos com um misto de desconfiança e de saudosismo. Desconfiança porque sabem, através das redes sociais, como foi construído todo esse palco fake para hospedar os jogos. Segundo consta, mais de cinco mil trabalhadores, vindos de países pobres da Ásia e de outras partes da África, mão de obra que muito bem poderia ser classificada como escravos modernos, perderam a vida durante a construção das obras para sediar essa Copa. Trata-se aqui de trabalhadores anônimos e sem importância maior para o evento mundial.

Também chegam notícias de que os Árabes encheram as malas dos cartolas com milhões de dólares e muitos quilos de ouro para assegurar certas facilidades para esse espetáculo. Investigar as movimentações suspeitas em mais essa Copa, no país anfitrião, que é reconhecidamente uma ditadura fechada e retrógrada, não irá avançar um milímetro sequer. No Brasil, até hoje, os processos envolvendo a Copa de 2014, que abarrotam os tribunais de todo o país, também não resultaram em nada. Onde quer se ande pelas cidades do Brasil, ainda é possível ver os gigantescos e abandonados estádios de futebol, construídos com sobrepreço e desvios de toda a ordem, verdadeiros elefantes brancos ou monumentos à corrupção e à impunidade.

São, por fatos como esse, que o torcedor, que antigamente vestia a camisa do clube, hoje, vendo o que ocorre nos bastidores desse esporte, ficou desiludido com o futebol. Felizmente hoje, parte da antiga torcida acordou para as manobras e mutretas que escondem esse esporte. Usado como estratégia ufanista de muitos ditadores, que recorriam ao futebol como meio de iludir e distrair o povão das agruras e da violência dia a dia, o futebol perdeu seu colorido.

Agora, em dias de jogos da seleção brasileira, mais do que observar a partida, é preciso ficar de olho no que ocorre, ao mesmo tempo, nos bastidores da política. Alguns entendidos nessas manobras alertam para a possibilidade de a final dessa Copa coincidir com votações de projetos importantes para o país, como aquele que coloca um ponto final na possibilidade de abrir-se processos de impeachment contra autoridades togadas e outros próceres da República. Olho vivo é preciso! Nesta Copa, a melhor posição diante da TV é ficar de costas para os jogos e com a atenção voltada para dentro do campo político, onde ocorrem os jogos de Estado que nos interessam e que trazem consequências na vida cotidiana de todos.

 

A frase que foi pronunciada:

“Os caras roubam os clubes, acabam com o dinheiro, e vêm botar a culpa na Lei Pelé.”

Pelé

Foto: FRANCK FIFE

 

Invasão

De repente, o telefone toca. O Bina aponta para o (61) 2102-9522. Uma gravação avisa que um novo cartão está disponível e começa a arrancar alguns dados de quem tem paciência e ingenuidade para ouvir.

Foto: Divulgação/ALEMS

 

Manutenção

Na 706 Norte, uma pessoa caiu de uma escada em um buraco de dois metros. Com as chuvas, o GDF deve criar um canal com a comunidade para saber o estado de conservação das obras que empreende. Todos sairiam ganhando, menos quem não prestou o serviço a contento.

Foto: comerciobrasilia.com

 

Arte

Autêntico Flamenco pela Ópera Real de Madri&Fever. Programação interessante para quem aprecia música e dança espanhola. Veja os detalhes no link https://feverup.com/m/121927, antes que os ingressos acabem.

 

Rapidez e resultado

Petróleo que vale é o Petróleo fora das reservas. A riqueza de Dubai vem da rapidez com que é extraído. Se o preço internacional sobe, a Arábia Saudita produz mais e baixa o preço. O Petróleo é nosso e não vai valer mais nada em algumas décadas. Agora é a hora de extrair para investir em saúde e educação. A sugestão é do ministro Paulo Guedes.

Imagem: REUTERS/Diego Vara

 

História de Brasília

É lamentável que o plano educacional de Brasília, em tôda a sua plenitude, não seja seguido, mas já que está assim, ninguém pode deixar ir tudo por água abaixo. É preciso haver uma solução, e esta, pelo menos, foi a apresentada. (Publicada em 13.03.1962)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin