A batina de São Pedro

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada desde 1960 por Ari Cunha (In memoriam)

Hoje, com Circe Cunha e Mamfil – Manoel de Andrade

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Torre Nicolau V, sede do IOR. Foto: vaticannews.va

 

Um ladrão de banco, ao fugir da perseguição policial, teve que escolher, de imediato, entre se esconder dentro de um bar cheio de fregueses ou se abrigar debaixo da batina de um padre parado na esquina. Escolheu se esconder debaixo da batina. O padre, surpreendido com a coragem do fugitivo, transformou-se numa estátua pálida, de tanto medo. A polícia vasculhou o bar e nada encontrou. Viu o padre e seguiu adiante sem suspeitar de nada. Essa pequena fábula — do ladrão que, fugindo da polícia, escolhe se esconder debaixo da batina de um padre ao invés de se misturar à multidão em um bar — serve como metáfora poderosa e crítica ao papel que o Instituto para as Obras de Religião (IOR), o chamado banco do Vaticano, desempenhou, historicamente, no sistema financeiro global.

A batina, como metáfora do refúgio perfeito, revela a astúcia do ladrão, pois ele não escolhe o óbvio (um bar cheio de gente), mas o lugar onde ninguém ousaria procurar — o símbolo da moralidade, da fé, da retidão.

Assim, também, durante décadas, corruptos, ditadores e mafiosos enxergaram o banco do Vaticano como o esconderijo ideal para seu dinheiro ilícito. Três seriam os motivos dessa preferência: primeiro, a imunidade jurídica e a soberania do Vaticano, como Estado independente, seu banco não está sujeito às mesmas exigências de transparência impostas a instituições financeiras internacionais. Não há obrigação de divulgar beneficiários de contas ou de cooperar prontamente com investigações estrangeiras. Tem ainda a reputação de santidade e da imagem pública da Igreja, historicamente, associada à caridade, moralidade e neutralidade.

Graças a esse prestígio, pode oferecer uma “capa de invisibilidade”. Assim, como a polícia passou pelo padre sem desconfiar, autoridades fiscais e investigadores, dificilmente, olhavam para o Vaticano como cúmplice financeiro perfeito para o crime. Há ainda o uso de ordens religiosas e fundações como fachada. Assim, como o ladrão esconde-se sob o símbolo da fé, dinheiro sujo foi camuflado sob o disfarce de obras religiosas, ONGs missionárias e fundações de caridade. Muitas dessas eram, na prática, estruturas de fachada para lavar recursos provenientes de corrupção, tráfico ou desvios estatais.

O Banco do Vaticano possuía assim uma espécie de cofre intocado. Durante o século XX — sobretudo nos anos 1970 a 1990 —, o IOR acolheu contas secretas, blindadas por nomes de congregações ou intermediários que movimentavam, além de dinheiro vindo de regimes militares na América Latina, os fundos desviados por políticos corruptos na Itália e Europa Oriental, bem como riquezas acumuladas por mafias sicilianas e bancos privados falidos (casos Roberto Calvi e Michele Sindona). Com isso, a fábula do ladrão mostra que a batina protege. Até recentemente, essa proteção era real e eficaz — nenhuma polícia internacional ousava levantar a batina de São Pedro.

O padre, ao se transformar numa estátua de tanto medo, mostra um retrato do desconforto institucional, ante uma situação que mais cedo ou mais tarde prejudicaria o Estado do Vaticano e a própria Igreja Católica. Quando, nos últimos anos, vieram, à tona, escândalos financeiros e pressões externas por transparência, setores do Vaticano se paralisaram: chantageados por arquivos internos, expostos por vazamentos (como VatiLeaks), e divididos entre reformas e autoproteção. Mas eis que o Papa resolve levantar a batina. Com a eleição do Papa Francisco, houve um esforço concreto e inédito de limpar esse esconderijo. Para tanto, ele empreendeu o fechamento de centenas de contas fantasmas no IOR; fez reformas estruturais no sistema financeiro do vaticano, com a criação da Autoridade de Informação Financeira (AIF); também pediu ajuda e cooperação com o Moneyval (FMI europeu de combate à lavagem). Por fim, levou, ao cabo, uma perseguição judicial interna, como no caso do Cardeal Becciu. Francisco fez o que a polícia da fábula não fez: olhou sob a batina.

A reforma iniciada por Francisco foi, e ainda é, uma tentativa corajosa de transformar uma estátua de pedra em um corpo vivo e transparente — mas enfrenta resistência, inércia e a herança de décadas de silêncio. Ao levantar a batina de São Pedro, a Igreja pode, enfim, olhar para dentro de si.

 

A frase que foi pronunciada:

“Mister ressaltar que o crime de branqueamento de capitais é de tipo misto ou conteúdo variado, de modo que a prática de qualquer das condutas (ocultação, dissimulação ou integração) configura o crime.”

Badaró e Bottini

Ilustração: jusbrasil.com

 

Bem feito

Um sinal mais inteligente na L2 Norte, altura da 16, sentido norte/sul. Agora, se o caminho estiver livre para a L2, basta pegar a pista da direita. Quem for seguir para a Avenida das Nações aguarda o sinal.

 

Manutenção

Depois de tantos transtornos para recuperar o asfalto na ponte do Bragueto, é possível ver caminhões enormes passando por ali. Falta fiscalização!

 

História de Brasília

Esta nota vem a propósito de telefonemas que temos recebido sobre a greve dos professôres. A invasão foi uma lição ao BNDE mas a greve foi uma lástima. A cidade tôda comoveu-se com a situação dos professôres, mas recebeu com muita reserva o movimento grevista. (Publicada em 04.05.1962)

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