Reprodução/Freepik

Não sabe o que estudar antes da publicação do edital? Professor orienta concurseiros

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, estudos, processo seletivo, servidores públicos

Especialista em aprendizagem dá dicas de como se preparar com antecedência e aproveitar o período pré-edital

Muitos concurseiros aguardam pela publicação de um edital específico. No entanto, apesar do edital disponibilizar o conteúdo programático e dar todo o direcionamento para o estudo, o tempo pode ser muito curto, caso o candidato opte por estudar apenas após a publicação.

Eduardo Cambuy, especialista em aprendizagem e professor do Gran Cursos Online, explica que é importante definir uma área de atuação para ajudar nos momentos de espera pela publicação do edital. Isso porque, definindo uma área, sem necessariamente pensar em um concurso de órgão público específico, o candidato terá alguns conteúdos básicos pré-determinados para estudo sem depender do direcionamento do edital.

“Sempre digo aos meus alunos para definirem uma área, uma carreira, pois com essa definição, o estudo fica muito mais fácil, já que o candidato já vai ter um bloco de matérias que normalmente é comum na área, que vai ser diretriz para o estudo. Dessa forma ele pode seguir se preparando enquanto espera o concurso desejado, dentro dessa área que já pré-definiu”, explica.

Cambuy acrescenta que iniciar a preparação antes do edital não é só possível, mas também necessária. A espera pode significar um prejuízo muito grande, pois com um prazo mais curto, até a data da prova, o candidato vai precisar de uma disponibilidade muito maior de tempo dentro do seu dia para se dedicar, além de uma capacidade de aprendizagem muito maior. “Dominando as matérias básicas antes do edital, após a publicação o candidato poderá direcionar os seus esforços para o edital específico, focando no reforço do conteúdo, revisão, resolução de questões e exercícios e nos simulados.”

“Quando o candidato se prepara com antecipação, ele tem a oportunidade de adiantar matérias essenciais. Por exemplo, se ele escolher a área administrativa, já saberá previamente que precisa estudar português, direito constitucional, administrativo, administração pública e geral, gestão de pessoas e orçamento público. Essas são matérias básicas comuns à área e, fazendo isso, ele vai estar competitivo para qualquer edital que sair na área escolhida, inclusive para aquele concurso desejado”, afirmou.

O especialista também recomenda cuidado para quem gosta de avaliar o último edital publicado para ter uma ideia do que será cobrado. “O estudo das matérias comuns tem se mostrado melhor do que se basear só no edital anterior, pois tempos concursos em que o último edital foi há 10 anos e não coincidem mais com a realidade do órgão, nem do cargo e nem do concurso. Então quando o candidato fica restrito ao edital anterior, pode estudar matérias e legislações que estão defasadas. A ressalva é apenas se houver um último edital mais recente, aí nesse caso a análise do edital faz mais sentido, mas ainda assim é necessário ter cuidado”.