fundo_de_pagina_portugues_3.0 Unesco/Divulgação

Dia Mundial da Língua Portuguesa: confira dicas para dominar o idioma

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, Sem categoria

Quem estuda para concursos públicos sabe que dominar o idioma é fundamental para garantir uma aprovação mais rápida

Para refletir sobre o Dia Mundial da Língua Portuguesa — celebrado nesta sexta-feira (5/5) —, vale apena olhar para os números do idioma: mais de 260 milhões de pessoas falam português no mundo, de acordo com o Instituto Camões. O português é o quarto idioma mais usado no mundo, perdendo apenas para o mandarim, inglês e espanhol, sendo a língua oficial de nove países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP, e de Macau.

A data foi estabelecida em 2019 pela UNESCO para celebrar a identidade linguística em toda a comunidade dos países de língua portuguesa. Foi comemorada pela primeira vez em 2020, e procura constituir um meio de celebração da língua e da sua dimensão crescentemente global, refletindo e dando voz à multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais.

Outro objetivo da data é afirmar a língua portuguesa enquanto língua global de ciência, cultura, economia, diplomacia e paz.

Quem estuda para concursos públicos sabe que dominar o idioma e suas principais regras é fundamental para garantir uma aprovação mais rápida. A Língua Portuguesa está presente no conteúdo programático de diversos editais, tanto nas questões da disciplina como na formulação da redação, na hora de responder questões discursivas ou até mesmo para compreender bem os enunciados.

A equipe de professores do Gran Cursos indicou algumas estratégias que podem ser adotadas no dia a dia para aperfeiçoar o idioma e, consequentemente, ter bons resultados na hora da prova:

1 – Inclua a leitura no dia a dia (sempre que possível)

Segundo a professora Tereza Cavalcanti, a leitura é essencial para ampliar vocabulário, fixar a ortografia das palavras, treinar a concentração, adquirir repertório para a redação.

2- Fique por dentro dos temas mais cobrados em concursos

Além das habilidades de leitura e interpretação, os concursos públicos também cobram regras ortográficas e sintáticas, e dominar todas elas a fundo pode não ser possível, especialmente em um contexto de poucos meses de preparação para uma prova. Por isso, conhecer as principais e mais cobradas nas seleções é tão importante: assim, você direciona sua preparação e otimiza o tempo disponível. Para a professora, conhecer a banca também é fundamental.

“A norma padrão da língua portuguesa é um só; as bancas, ao contrário, são muitas. Cada uma tem suas preferências e seu modo particular de cobrança. Fazer questões da banca por assunto é uma boa maneira de você conhecer essas preferências e peculiaridades”, afirmou Tereza.

De acordo com o professor de Língua Portuguesa Elias Santana, alguns dos assuntos que merecem destaque especial nos seus estudos, são: pontuação; concordância e regência (especialmente a verbal); crase; pronomes oblíquos e colocação pronominal.

3- Resolva muitas questões de concurso

A melhor maneira de compreender, na prática, como a Língua Portuguesa é cobrada em concursos públicos é por meio da resolução de questões de concurso. E, como existem diferenças de cobrança entre instituições organizadoras, a sua preparação colherá muitos benefícios do direcionamento dos seus estudos práticos.

Na prática, isso quer dizer buscar questões relevantes para a seleção que você vai prestar. Por exemplo, se você vai realizar um concurso formulado pela banca Cebraspe, busque questões de Língua Portuguesa formuladas por essa banca organizadora.

4- Treine a escrita

Se o seu certame de escolha tem as avaliações discursivas como uma etapa, é importante praticar a habilidade de construir argumentos escritos que contenham uma introdução, desenvolvimento e conclusão. Além de conseguir estruturar as ideias melhor, essa prática também irá auxiliá-lo a dominar, na prática, as regras ortográficas e semânticas.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

**Com informações da Agência Brasil