images (2) Foto: Divulgação/Agência Senado Esplanada dos Ministérios, Brasília, DF

Inscrições para o segundo curso de formação de lideranças no setor público começam na segunda-feira

Publicado em Concursos

Servidores públicos de todos os órgãos e entidades do governo federal podem participar

A partir da próxima segunda-feira (22/11), estarão abertas as inscrições para a segunda turma do LideraGov, um programa do governo federal com foco em  prospectar talentos na área, por meio de formação teórica e prática com abordagem inovadora. O curso é fruto de uma parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério da Economia. A primeira edição foi concluída no primeiro semestre de 2021 e contou com a participação de 59 servidores.

Uma das propostas do LideraGov  é oportunizar o desenvolvimento estratégico de líderes no âmbito da administração pública federal por meio de programas de desenvolvimento específico, conforme dispõe a portaria de criação. Além disso, após a conclusão do curso, a ideia é construir uma rede de servidores públicos com alta capacidade de gestão e liderança.

Serão oferecidas 80 vagas, sendo 40 para ampla concorrência e a outra metade para interessados de quatro órgãos públicos: Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Receita Federal, Ministério da Economia e Ministério da Infraestrutura. A carga horária é de 120 horas de aula que serão realizadas a cada 15 dias (ao vivo, no formato online) e mais 20 horas de atividades suplementares, como mentorias coletivas e individuais.

“Estamos falando de construção de valor público e de excelência da formação profissional. O LideraGov é uma experiência de formação diferenciada, orientada para o desenvolvimento de competências de liderança. Queremos formar uma rede de servidores com capacidades de gestão necessárias para atuar tanto no governo de hoje quanto no do amanhã”, ressalta Diogo Costa, presidente da Enap.

A live de lançamento da 2ª Edição do Programa LideraGOV acontecerá na segunda-feira (22/11), às 14h30. A transmissão será feita pelo canal do Ministério da Economia no youtube e pode ser assistida neste link.