4_3 CBMERJ, 2015

Governo do RJ autoriza concurso com 3.000 vagas para bombeiros

Publicado em autorização, carreira militar, Concursos, Concursos Públicos

Karolini Bandeira*- Nesta quinta-feira (1°/7), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou a abertura do próximo concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMRJ). O aval prevê a oferta de 3.000 oportunidades temporárias para os cargos de soldado e oficial no quadro da saúde.

“Com essa autorização de hoje, quem ganha é a população fluminense. Obrigado pelo carinho com essa amada Corporação que amanhã completará 165 anos”, comemorou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, nas redes.

As vagas de soldado serão para as funções de motorista, combatente, guarda-vidas, técnico de enfermagem e socorrista. Já para oficiais, serão abertas chances em medicina, enfermagem, serviço social, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia. As oportunidades serão para nível médio e nível superior e, além da escolaridade, os candidatos deverão ter até 35 anos.

Parlamentar cobra nomeação

A convocação de candidatos aprovados nos últimos concursos públicos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMRJ) foi pauta de audiência pública realizada em junho na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). A reunião foi aberta pelo deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL) e teve a presença de representantes das comissões dos excedentes, do CBMRJ e de outros parlamentares.

Representando o Corpo de Bombeiros no lugar do coronel Leandro Sampaio Monteiro, o coronel Rodrigo Polito informou que 300 vagas efetivas autorizadas pelo governador Cláudio Castro em abril por meio do Decreto 47.585 serão direcionadas à nomeação dos aprovados excedentes nos concursos da corporação de 2012, 2014 e 2015.

A falta de precisão de datas, entretanto, foi criticada pelos parlamentares. “Precisamos de informações precisas, e não respostas evasivas por parte da corporação. Há muitas perguntas em aberto sobre o procedimento administrativo. Não é um assunto recente. Houve tempo suficiente”, disse Amorim. Entenda!

 

 

 

 

*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer