CBMRJ/Divulgação

CBMRJ: parlamentar cobra nomeação e corporação prevê 300 convocados

Publicado em carreira militar, Concursos, Concursos Públicos

Karolini Bandeira*- A convocação de candidatos aprovados nos últimos concursos públicos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMRJ) foi pauta de audiência pública realizada nesta quinta-feira (17/6) na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). A reunião foi aberta pelo deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL) e teve a presença de representantes das comissões dos excedentes, do CBMRJ e de outros parlamentares.

Representando o Corpo de Bombeiros no lugar do coronel Leandro Sampaio Monteiro, o coronel Rodrigo Polito informou que 300 vagas efetivas autorizadas pelo governador Cláudio Castro em abril por meio do Decreto 47.585 serão direcionadas à nomeação dos aprovados excedentes nos concursos da corporação de 2012, 2014 e 2015.

“Hoje, nós estamos dimensionando que tipo de vaga o CBMERJ mais precisa, tipo de especialidade e número que será preciso convocar. Por exemplo, se serão 300 motoristas ou se haverá uma divisão entre as especialidades”, informou o coronel.

A falta de precisão de datas, entretanto, foi criticada pelos parlamentares. “Precisamos de informações precisas, e não respostas evasivas por parte da corporação. Há muitas perguntas em aberto sobre o procedimento administrativo. Não é um assunto recente. Houve tempo suficiente”, disse Amorim.

O deputado também informou que será enviado requerimento ao CBMRJ solicitando mais informações sobre as convocações e a seleção prevista para temporários, com retorno de até dez dias. Uma nova audiência para debater sobre o tema está prevista para 30 de junho.

Prevista seleção com 3.000 vagas temporárias

O próximo concurso do CBMERJ já recebeu aval da Procuradoria Geral do Estado (PGERJ) e será aberto ainda em 2021. A seleção tem a previsão de 3.000 vagas temporárias para os cargos de soldado e oficial no quadro da saúde. As vagas de soldado serão para as funções de motorista, combatente, guarda-vidas, técnico de enfermagem e socorrista. As oportunidades serão para nível médio e nível superior e, além da escolaridade, os candidatos deverão ter até 35 anos.

 

 

 

 

*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer