pm-sp Governo do Estado de São Paulo/ Divulgação

Governador de SP autoriza novo concurso com mais de 2,7 mil vagas para a PM

Publicado em autorização, Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, Sem categoria

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, autorizou a realização de novo certame para provimento de vagas para o quadro de pessoal da Polícia Militar de São Paulo (PM-SP). O aval prevê a oferta de 2.711 vagas. Deste quantitativo, 2.700 vagas são para soldado PM 2ª Classe e 11 para o de 2° tenente músico. “A abertura do concurso deve respeitar a suficiência orçamentária e os preceitos legais”, afirma o governo do estado.

De acordo com o executivo, “desde o início da atual gestão, 12.882 policiais, sendo 9.761 PMs, já passaram pelos cursos de formação e estão atuando em todo o território paulista. Além deles, outros 2.171 PMs em formação”.

Leia mais: Concurso CRF-SP: banca organizadora é contratada

É válido salientar que este aval foi publicado na última terça-feira no Diário Oficial do Estado, juntamente com a autorização de um novo concurso público para provimento mais de 2,7 mil vagas para professores e servidores servidores administrativos para atuar em Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do estado. As opotunidades serão distribuídas da seguinte maneira:

  • 993 para professores de Ensino Médio e Técnico,
  • 594 docentes de Ensino Superior,
  • 887 agentes técnicos e administrativos,
  • 227 bibliotecários e
  • 6 especialistas em planejamento educacional.

Leia também: Aprovados no concurso da PCDF promovem campanha de doação de sangue

GDF amplia carga horária de servidores para atendimento socioassistencial

Defensoria Pública de SP cria cotas para pessoas trans em concursos

Concurso PCDF: Ministério Público de Contas contesta a possível eliminação de candidatos com vitiligo

FGV será a banca organizadora do próximo certame

De acordo com a Dispensa de Licitação, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 02 de junho, a Fundação Getúlio Vargas será a empresa que regulamentará a nova seleção que segundo o documento, será para provimento de vagas para o cargo de soldado PM 2ª Classe da Polícia Militar.

De acordo com a Dispensa, a contratação foi por meio de procedimento licitatório e ela fica condicionada “ao atendimento das recomendações trazidas no bojo do Parecer CJ/PM nº 101/2022 (fls. 290/307), à comprovação da regularidade fiscal e trabalhista da empresa, nos termos dos artigos 27 e 29, ambos da Lei Federal nº 8.666/93, bem como a ausência de pendências junto ao CADIN Estadual. (DESPACHO Nº DF-273/10/22)”.

Concurso em andamento

O concurso realizado pela PM-SP destinado ao cargo de soldado de 2ª classe teve seu edital lançado em 2021. A seleção ofereceu 2.700 vagas. Ele tem um prazo de vigência de três meses, a contar da data de sua homologação e poderá, a critério da corporação, ser prorrogado por igual período.

De acordo com a banca deste concurso, Fundação Vunesp, a última etapa realizada foi a verificação da veracidade da autodeclaração, para os candidatos que se declararam pretos, pardos ou indígenas, cujo o seu resultado foi publicado no dia 10 de maio.

O edital assegura que o salário inicial do cargo é de R$ 3.164,58 por mês, dividido entre vencimento base, Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e insalubridade. As contratações seguirão o regime estatutário.

*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes