As vagas serão preenchidas por meio de concursos já realizados, em andamento e previstos
Karolini Bandeira*- O Governo do Distrito Federal (GDF) irá convocar, ainda em 2021, 431 novos profissionais da área da saúde. As vagas serão preenchidas por meio de concursos já realizados, em andamento e previstos. Os chamamentos integram um pacote de medidas para impulsionar o atendimento da rede pública de saúde, anunciado no último sábado (28/8).
Segundo o GDF, das seleções realizadas, serão convocados 104 médicos, 64 enfermeiros obstetras e 38 enfermeiros de família e comunidade. Para a área de especialistas, serão convocados 35 fonoaudiólogos, cinco economistas, cinco estatísticos e cinco contadores, além de 80 farmacêuticos – que irão atuar na rede de atenção primária com a administração de psicotrópicos e nas farmácias clínica e hospitalar.
Há, em andamento, concursos para médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas. Além disso, o governo vai contratar 100 médicos temporários e 200 psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnicos em enfermagem e assistentes públicos de forma efetiva.
Até dezembro deste ano estarão prontas sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs), informou o GDF. O pacote milionário de investimento reserva R$ 46 milhões para a construção e compra de equipamentos nas UPAs de Ceilândia, do Paranoá, do Riacho Fundo II, do Gama, de Planaltina, de Brazlândia e de Vicente Pires, além de R$ 20 milhões para os novos postos de saúde.
De acordo com o governador Ibaneis Rocha (MDB), os órgãos do governo estão trabalhando de forma integrada para um melhor atendimento da saúde no DF. “Nos reunimos na manhã desta sexta-feira (27) com as equipes de várias secretarias para levar resultados positivos o mais rápido possível para a população”, disse o governador.
*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer