Freepik/Reprodução

Especialista dá dicas para garantir uma boa nota nas redações de concursos; confira

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Dicas de estudo, estudos, servidores públicos

A redação é uma etapa importante que faz grande diferença na aprovação do candidato

Por Yasmin Rajab — Diversos concursos serão abertos em 2023 e, para garantir um bom resultado, é importante se atentar ao conteúdo e as etapas que farão parte da seleção. A redação é um ponto chave que faz grande diferença na classificação do candidato, portanto, é importante que os participantes comecem a se preparar o quanto antes.

Gabriela Guedes, professora de redação para concursos, acredita que a principal dica para fazer uma boa redação é o treino. Ela recomenda que, pelo menos uma vez na semana, o candidato elabore uma redação sobre o conteúdo do concurso.

“A correção da redação realizada pelo candidato é essencial para sua preparação. Cada aluno possui erros específicos, ou seja, um pode não dominar a parte gramatical, a qual deverá revisar esse conteúdo ou, até mesmo, ver vídeo-aulas para que tenha melhor rendimento”, explica.

“Por outro lado, o aluno pode não ter aprofundamento suficiente para uma boa argumentação, o qual deverá fazer pesquisas em sites, criar um caderno com dados e exemplos importantes, para que se crie argumentos sólidos. E, por fim, utilizar um esqueleto da redação (uso dos conectivos) e, assim, ganhar pontos na estrutura textual”, acrescenta.

O candidato também deve se atentar a estrutura básica da redação, que consiste em: introdução, desenvolvimento e conclusão. “Na introdução apresentamos o tema pedido ao examinador. Fazemos uma contextualização geral, seja atual ou histórica, em conjunto com a apresentação da proposta pedida”, orienta.

“Já no desenvolvimento, parte mais importante, deverão ser colocados todos os argumentos, dados, exemplos, citações, inferências referentes a proposta. Ademais, na conclusão, faz-se o fechamento do tema proposto. Aqui é o momento de trazer as soluções (medidas interventivas) para a problemática apresentada, juntamente com o uso de conectivos finais para encerrar a ideia”, ressalta Gabriela.

A professora explica que os conectivos são extremamente importantes para a estrutura textual e para a coesão entre as informações. Entre os mais usados na redação estão os de introdução de assunto, como: “em primeira análise”, “em segundo lugar” ou “por outro lado”.

Há também os aditivos para acrescentar novas ideias, como: “além disso”, “ademais”, “não só…bem como”. Ainda existem os conectivos de explicação: “por conseguinte”, “por isso”, “por causa de…”. Por fim, há os conectivos conclusivos, que são usados para finalizar a ideia apresentada, tais como: “assim”, “assim sendo”, “portanto”, “mediante os fatos expostos” e “em suma”.

Erros mais comuns

Durante as correções dos textos dos alunos, Guedes observou que os maiores erros cometidos são a falta do uso da vírgula e mal uso do emprego da crase e da acentuação. “Na estrutura, acabam esquecendo de fazer introdução, não colocam o recuo, ultrapassam a margem e não colocam conectivos. Outro erro comum é não saber errar na redação e rasuram o erro cometido”, disse.

Gabriela explica que o tamanho ideal para o recuo dos parágrafos pode variar entre 1,5 cm a 2 cm. Uma dica é utilizar a tampa da caneta Bic como medidor. “Para que se faça a medição, basta colocar a tampa rente a linha que iniciará o parágrafo e começar a contar da parte que possui o relevo, um risco, na tampa. O tamanho será o correto para o recuo de qualquer redação”, explica.

Outro ponto importante é se atentar com as rasuras. Ela explica que ao errar na redação, basta fazer um traço no meio da palavra e escrever a palavra correta na frente. “Todos os outros erros como: riscar mais de uma vez, escrever em cima, pintar a palavra, fazer nuvens são consideradas rasuras”, esclarece.

Os candidatos também devem se atentar à letra: é importante que seja legível para que a correção seja feita de maneira correta. “Para que o candidato descubra se a letra dele é legível ou não, é necessário que seja avaliado por um corretor ou outra pessoa que desconheça a escrita daquele que redigiu o texto, dado que uma pessoa leiga sobre a escrita sentirá dificuldade ou não para entender o que foi transcrito na redação. Caso seja percebida a dificuldade, é necessário fazer treino de caligrafia para melhorar esse aspecto”, finaliza.

Gabriela dá aulas de redação de forma on-line destinadas a concursos e vestibulares. No Instagram, ela dá dicas de preparação para seus alunos, por meio do perfil @correcoesdagab.