Editais para a Segurança de Goiás estão autorizados, afirma secretário

Publicado em autorização, Carreira policial, Concursos Públicos, Goiás, segurança

Karolini Bandeira*- Em entrevista nesta terça-feira (14/12), o secretário de Administração de Goiás, Bruno DÁbadia, informou que o Governo do Estado autorizou a abertura de concursos para a Segurança ao longo de 2022. De acordo com o secretário, os editais devem contemplar vagas na Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Corpo de Bombeiros Militar.

“Temos autorização para concursos públicos ao longo de 2022 para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica, além de mais de 300 vagas de analistas administrativos em diversas áreas, como estações de contratos, gerenciamento de recursos humanos e folha, para trabalhar na área de engenharia e tecnologia da informação”, disse DÁbadia.

Os concursos vêm sendo comentados pelo governador Ronaldo Caiado (Democratas) desde outubro. Estão previstas 1.580 vagas para quatro corporações de Segurança do Estado. Confira a distribuição, conforme informado pelo governo:

  • Polícia Militar: 720 para soldado e 150 para oficiais
  • Corpo de Bombeiros: 140 para soldados e 20 para oficiais
  • Polícia Civil: 350 para agentes, 100 para escrivães e 20 para papiloscopistas
  • Polícia Técnico-Cientifica: dez vagas para peritos, 35 para legistas e 35 para auxiliares de autópsia

Nomeações

As nomeações serão feitas até outubro de 2022, conforme prevê o LOA. A informação foi confirmada pelo secretário da Economia do Estado, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, em resposta a parlamentares na Assembleia Legislativa (Alego) em novembro. As nomeações, segundo Nogueira, serão realizadas a partir de maio. Confira:

PMGO: maio de 2022

PCGO: outubro de 2022

CBMGO: julho de 2022

Mais de 2 mil vagas

Além dos três editais para a Segurança, Caiado confirmou a realização de outros cinco concursos. Juntas, as seleções anunciadas somam 2.033 vagas distribuídas em oito editais.

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) tem previsão para contratar 329 analistas para o Poder Executivo. A Procuradoria Geral do Estado (PGE-GO) vai selecionar 32 procuradores. Já a Secretaria de Economia de Goiás vai empossar os 28 auditores fiscais aprovados em concurso público no final da gestão passada. E, também em 2022, a UEG vai selecionar 94 docentes para aulas de Medicina; enquanto a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes deve abrir concurso para 10 gestores de engenharia.

 

*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes