edca3f7f7947b0b49b00c47da4d912f0 Foto: Agência Brasília brigadista ibram df

Decreto permite contratar brigadistas florestais no DF antes do período crítico de seca

Publicado em Concursos

Segundo coordenadora da Secretaria de Meio Ambiente, a expectativa é contratar cerca de 150 brigadistas em maio

 

Decreto publicado no Diário Oficial e assinado pelo governador Ibaneis Rocha, coloca o Distrito Federal em estado de emergência ambiental a partir desta terça-feira (1/3).  E, como medida que integra o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF) , o documento permite a contratação de brigadistas florestais com antecedência, ou seja, a tempo de atuarem na prevenção e não apenas no combate aos focos de incêndio.
.
De acordo com a coordenadora do Plano na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Carolina Schubart, o decreto permite a contratação de uma forma mais rápida e eficaz para que possam atuar no período de prevenção de queimadas.
“A expectativa é contratar cerca de 150 brigadistas em maio para atuar na vigilância, na observação e em outras importantes ações preventivas, como a abertura de aceiros, o cercamento de áreas e em atividades de educação ambiental”, diz.

De acordo com a medida, válida até novembro, os órgãos que integram o PPCIF devem adotar no âmbito de suas competências, as medidas necessárias para prevenir e minimizar as ocorrências e os efeitos dos incêndios florestais.

 

Leia mais: Instituto Brasília Ambiental abre 20 vagas para formação de brigadista florestal 

 

O titular da Sema, Sarney Filho, explica que, com o Decreto, esse ano o GDF antecipou o período de emergência ambiental, historicamente iniciado em abril. “A mudança permite o melhor planejamento das ações que, no ano passado, apresentaram ótimos resultados com a queda de 50% no número de ocorrência de incêndios florestais em parques e unidades de conservação”, afirma.

 

Outras ações do ano passado foram a abertura de 25 aceiros e cerca de 4,6 mil hectares de queima prescrita (fogo controlado de áreas) em todas as Unidades de Conservação (UCs) e no Parque Nacional de Brasília.

 

O Plano de Prevenção de Combate a Incêndios Florestais (PPCIF) funciona como um sistema de parcerias institucionais que visam proteger o Cerrado. O plano conta com uma estratégia de ação própria e possui como princípios a integração e a cooperação mútua entre as instituições que o compõem.

 

Último concurso

No último concurso, foram oferecidas 100 vagas, sendo quatro destinadas a chefe de Brigada, 16 vagas para chefe de Esquadrão, além de outras 80 para brigadista de Combate a Incêndios Florestais. As remunerações variaram de R$ 1.996 a R$ 3.193,60.
.
Os selecionados passaram por duas fases, ambas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira foi a análise curricular e a segunda, o teste de aptidão física (TAF) e o teste de habilidade no uso de ferramentas agrícolas (THUFA).
.
A contratação foi para atuação por um período de até seis meses. Essa é uma das ações do Instituto com o objetivo de evitar e combater os grandes incêndios em suas 96 unidades de conservação espalhadas pelo DF, dentre elas 72 são parques.

*Com informações da Sema.