4_3 CBMERJ, 2015

Corpo de Bombeiros do RJ vai regulamentar idade para ingresso

Publicado em carreira militar, Concursos, Concursos Públicos

Karolini Bandeira*- O Corpo Militar de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) pretende fixar idade mínima e máxima para ingresso nas carreiras da corporação por meio de concurso público. Segundo minuta do Projeto de Lei Estadual proposto, poderão se tornar requisitos para participação nas seleções do órgão:

  • Caso candidato ao curso de formação de oficiais combatentes, ter no mínimo 16 e no máximo 30 anos de idade
  • Caso candidato aos demais quadros de oficiais de nível superior, ter no mínimo 18 e no máximo 35 anos de idade
  • Caso candidato às vagas de praça, ter no mínimo 18 e no máximo 35 anos de idade

Os inscritos deverão ter a idade requisitada até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso de formação.

Além disso, a proposta fixa altura mínima de 1,60 para candidatos do sexo masculino e de 1,55 para candidatas do sexo feminino. O requisito não será aplicado em seleções para o cargo de oficial combatente — que, neste caso, exigirá altura mínima de 1,52 para mulheres e de 1,57 para homens.

“Não existe lei que regulamente o ingresso na instituição, de forma que os certames realizados no âmbito do Casarão Vermelho têm por base apenas os editais”, argumenta a corporação no Projeto de Lei.

A proposta ainda deverá ser encaminhado para avaliação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para ser validada.

Próxima seleção poderá contar com 3.000 vagas

O próximo concurso público do CBMERJ já recebeu aval da Procuradoria Geral do Estado (PGERJ) e tem a previsão de 3.000 vagas temporárias para os cargos de soldado e oficial. Atualmente, a corporação tem processo seletivo em andamento com 25 vagas para oficiais, de nível médio. Saiba mais! 

 

 

 

 

 

*Estagiária sob a supervisão de Mariana Niederauer