DSC_0524-600x337 PMCE/Divulgação

Assembleia Legislativa confirma concurso com 2.200 vagas para a PMCE

Publicado em Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, segurança

Karolini Bandeira*- O próximo concurso público da Polícia Militar do Ceará (PMCE), confirmado para 2.200 vagas, foi tópico de assunto em sessão da Assembleia Legislativa do Estado (Alece) nesta quinta-feira. O certame foi anunciado pelo presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), que informou que, em breve, será feita a leitura da seleção e iniciada a tramitação de uma mensagem a respeito da mesma.

Na sessão, o deputado Júlio César (Cidadania) também levantou uma modificação que poderá ser inserida já no próximo edital previsto: a nomeação de candidatos selecionados antes da realização do curso de formação.

Concurso já tem comissão formada

A comissão organizadora responsável pelo próximo certame da PMCE foi definida em abril. O grupo é formado por cinco servidores. São eles:

  • Jamille dos Santos de Moura
  • Dione Maria Almeida Marques
  • Patrícia Barbosa da Silva
  • Francisca Adeirla Freitas da Silva
  • José Alexandre Soares Nogueira

De acordo com o documento, caberá aos membros analisar minutas dos editais e termos de referências e participar diretamente da análise das propostas apresentadas nos processos de dispensas e inexigibilidades.

São 2.200 vagas para a PM, sendo 2.000 para o cargo de soldado e 200 para oficiais.

Editais para a Segurança em breve

Os editais de abertura dos concursos públicos da Segurança do Ceará deverão ser publicados em breve! A informação foi confirmada pelo governador do Estado, Camilo Santana, em transmissão ao vivo feita nas redes em março. “Todos os concursos públicos o Estado lançará a partir de agora. Inclusive, deverá lançar nos próximos dias o da Polícia Militar, o da Polícia Civil e o da Saúde. Nós também vamos ter concurso para a Secretaria de Fazenda, para a Semace”, indicou.

Na live, o governador também anunciou a reserva de 20% das vagas para candidatos negros, novidade nos concursos públicos do Estado: “Nós vamos ter uma série de concursos importantes este ano e no próximo em que já vai passar a valer os 20% dessas vagas em cotas para negros,” informou. “Essa é mais uma política pública social e afirmativa realizada pelo Governo do Ceará com o objetivo de combater a desigualdade racial”, escreveu Camilo Santana na postagem.

Para a Polícia Civil (PCCE), serão 500 vagas ao todo, sendo 400 para inspetores e outras 100 para escrivães. Já o concurso da Perícia Forense (Pefoce) terá uma oferta de 170 vagas distribuídas entre as funções de perito criminal, perito legista, médico perito legista e auxiliar de perícia.

PM contará com vagas para o quadro da saúde

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou, em live, uma novidade no edital da PMCE. De acordo com ele, haverá oportunidades para profissionais da saúde no edital. “Também mais uma novidade. No concurso da Polícia Militar também vamos colocar profissionais da área da saúde no concurso. Era uma reclamação da categoria. Esse será um apoio psicológico para os nossos profissionais”, informou.

 

 

 

 

 

*Estagiária sob a supervisão de Mariana Niederauer