Foto: Governo do Amazonas

Comissão de concurso do CBMAM com 453 vagas é formada

Publicado em autorização, carreira militar, Concursos, Concursos Públicos, segurança

Karolini Bandeira*- O concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), autorizado pelo governador do Estado no último dia 9, teve comissão organizadora definida nesta segunda-feira (19/7). A equipe foi criada pelo governador Wilson Lima em ação  no programa “Amazonas Mais Seguro”.

A corporação recebeu aval para certame com 453 vagas, sendo 400 vagas para a função de aluno-soldado, de nível médio; e outras 53 para aluno-oficial, de nível superior. Os ganhos iniciais dos aprovados serão de R$2.657,28 para soldados e R$7.180,34 para oficiais.

Governador autoriza 2.525 vagas para a Segurança

O governador do Estado de Amazonas, Wilson Lima, autorizou o provimento de 2.525 vagas para concursos públicos da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (PCAM, PMAM e CBMAM). “Nós queremos realizar esses concursos no final deste ano ainda”, disse Wilson Lima.

Em entrevista ao programa Filho da Terra, da Rádio Difusora de Itacoatiara, o presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (PL), informou que os concursos estão próximos e os interessados em participar devem começar suas preparações.

Decreto amplia efetivo do CBMAM

Aprovado pelo governo em março, um decreto amplia o quadro do CBMAM em mais de 80%, por meio do novo Quadro de Distribuição de Efetivo (QDE). Por meio do quadro, será viabilizada a realização de concursos públicos e a expansão de postos dos bombeiros no interior do Amazonas.

Ainda segundo as informações, o atual QDE do Corpo de Bombeiros conta com efetivo de 2.429 profissionais. O novo decreto permite ampliação para 4.483 vagas, aumentando a projeção do quadro de efetivos da corporação em 84,56%. O secretário-chefe também enfatizou a importância da ampliação de efetivos não só na área combatente como em todas as outras áreas do CBMAM, inclusive o quadro da saúde: “Em um momento de pandemia, você poder aparelhar, instrumentalizar o interior do estado com quadros qualificados do corpo de bombeiros do Amazonas é sempre muito importante.”

 

 

 

 

 

*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer