PCDF/Divulfação

Aprovados no concurso da PCDF fazem reunião com parlamentares para redução do cronograma do certame

Publicado em Concursos

A reunião contou com a participação dos representantes da comissão, além dos assessores dos deputados Cláudio Abrantes e Reginaldo Veras.

Jéssica Andrade – Na tarde desta quinta-feira (17/2), representantes da comissão dos aprovados no último concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal estiveram no gabinete do deputado Reginaldo Veras para discutir sobre o projeto de alteração legislativa para redução do cronograma do certame.

A reunião contou com a participação dos representantes da comissão, além dos assessores dos deputados Cláudio Abrantes e Reginaldo Veras.

“Saímos da reunião com uma minuta pronta para alteração do prazo do Art.55 parágrafo primeiro da lei 4949/2012. Há grande chance de ser votado na próxima terça-feira, resultado de acordo feito na reunião entre as partes envolvidas (estamos aguardando confirmação)” afirma a comissão, em uma postagem nas redes sociais.

Segundo o perfil dos aprovados no Instagram, eles ouviram por parte das lideranças da PDCF que há possibilidade de acontecer o CFP único. “Disseram ser viável e que uma parceria para utilização de outros espaços públicos resolveria a questão das salas de aula necessárias para isso. Vão se reunir para analisar a fundo essa questão, o deputado Reginaldo Veras tem transito com espaços públicos compatíveis e se dispôs a ajudar”

Entenda o caso:

Com base nos cronogramas do concurso PCDF, o certame terá o seu resultado final divulgado nos anos de 2023, para escrivão, e 2024, para agentes. O que segundo o Sindicato dos Policias Civis do DF (Sinpol-DF), coloca em risco as atividades da corporação e a prestação de serviços a sociedade. 

De acordo com a associação, não há policiais suficientes para atender às demandas da população e que os servidores já estão “no limite” de sobrecarga de trabalho devido à defasagem no quadro de servidores, que já ultrapassa 55% do necessário para o funcionamento da corporação.

Ainda, durante sessão ordinária, que aconteceu na CLDF no último dia 15 de fevereiro, o deputado professor Reginaldo Veras anunciou que apresentará um Projeto de Lei para encurtar as etapas do concurso PCDF. Esse é um dos pontos mais importantes da comissão de aprovados.

“Vou alterar a legislação para encurtar o prazo de formação e colocar os novos policiais o quanto antes nas ruas à serviço da população do Distrito Federal. Ao encurtar esse prazo, provavelmente, haverá de ao invés de termos duas turmas de formação, termos apenas uma, o que representa também economia para os cofres públicos”, explicou Veras.

O concurso PCDF ofertou 2.100 vagas para os cargos de Agente de Polícia e Escrivão de Polícia. As remunerações ofertadas foram de R$ 9.394,68 e pode chegar a R$ 14.851,63 no topo da carreira.