Probióticos e prebióticos: entenda a importância

Publicado em Sem categoria

 

Assim como acontece com humanos, os pets também precisam de uma flora intestinal bem equilibrada para fortalecer o sistema imunológico e evitar diversas doenças

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Na área da nutrição, nunca se falou tanto em probióticos e prebióticos. Com o conhecimento de que um desequilíbrio na flora intestinal pode causar diversas doenças, muita gente tem procurado incluir esses compostos na alimentação. Com os pets não é diferente. Eles também precisam de uma microbiota em dia para se manterem saudáveis.

De acordo com o médico veterinário da Max e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado, mesmo recebendo alimento de boa qualidade, um sistema digestivo canino fragilizado pode acarretar em má absorção de nutrientes e baixa imunidade do seu cão.

“Quando isso ocorre, o terreno fica livre para o aparecimento de doenças oportunistas. Sendo assim, muitos estudos voltados à nutrição animal vêm se desenvolvendo na busca de alimentos que, além de nutrir de maneira balanceada, também ajudam a prevenir doenças”, explica Machado.

 

O médico explica que probióticos são suplementos alimentares feitos à base de microrganismos vivos. Uma vez em contato com o organismo do pet, o probiótico gera benefícios por meio da melhoria da microbiota intestinal, reforçando o desenvolvimento de bactérias “boas”.  Já os prebióticos são fibras alimentares que seletivamente estimulam o crescimento ou a atividade de uma ou mais espécies de bactérias benéficas no intestino, melhorando a saúde intestinal do seu amigo. Também melhoram o trânsito intestinal e regulam parâmetros como triglicérides e glicemia no sangue.

Tanto os probióticos quanto os prebióticos são indicados em qualquer fase da vida do  cachorro. No caso dos probióticos, eles se tornam especialmente importantes nas situações de estresse, nas quais pode haver queda da imunidade do cão, tornando-o mais suscetível a infecções. Os probióticos são utilizados desde o nascimento até a velhice do animal, em situações de desmame do cachorro, de mudanças de ração, em período de vacinação, medicações e em mudanças de ambiente.

Os prebióticos são uma importante fonte de nutrição para as bactérias benéficas intestinais. A presença destas fibras também geram substâncias importantes às células intestinais que, quanto mais saudáveis estão, mais nutrientes absorvem. A presença do prebiótico também favorece um ambiente intestinal um pouco mais ácido, mais favorável às bactérias boas ao organismo e menos ao desenvolvimento das bactérias maléficas.