Meu cachorro não quer comer. E agora?

Publicado em Sem categoria

Cães são famosos pela gula. Mas, às vezes, eles podem se recusar a comer, gerando uma situação estressante. Desprezar o alimento pode ser um problema de saúde, mas há várias outras causas possíveis

Bella: cachorrinha só lambe o beiço se há algo extra na comida Crédito: Arquivo Pessoal
Bella: cachorrinha só lambe o beiço se há algo extra na comida Crédito: Arquivo Pessoal

 

A shitzsu Bella, 1 ano, está deixando a tutora, Gabriela Stefanie Cardoso Sousa, de cabelo em pé. Há mais ou menos três meses, começou a dar trabalho para comer. Apesar de sempre ter sido magra, ela aceitava a alimentação. Até passar a ficar “rebelde” e só começar a comer quando Gabriela coloca algum extra, como cenoura, junto da ração. “Ela foi deixando de comer. Eu sempre dava alguma coisa do meu prato, aí tirei tudo, e ela começou a vomitar por não ter comido nada”, conta. “Entrei em desespero. Troquei de ração umas três vezes e nada adiantou. Fiz tudo que me indicaram, como colocar um fio de azeite extravirgem, e não resolveu. Coloquei patê na ração, e ela separa, lambendo”, conta. O veterinário nem chegou a pedir exame: “Ele associou ao estresse e e pediu para mudar a rotina de sair duas vezes por dia, e deixar ela mais livre”, diz. O único momento em que Bella come a ração é quando Gabriela vai dormir: “Ela sabe que, a partir daquele momento, não vai ganhar mais nada”. A tutora, porém, sabe de quem é a responsabilidade pelo comportamento da shitzsu: “Eu acostumei ela mal. A culpa é minha”.

 

O seu cãozinho também tem se comportado assim? Então se faça essas perguntas:

1- A comida está fresca?

Um cão saudável pode recusar comer, se o alimento não estiver fresco. Um saco de ração deixado aberto por um mês perderá o gosto e ficará rançoso. Alimentos em lata só são comestíveis de três a cinco dias após a abertura, desde que mantidos na geladeira.

2 – Ele está entediado?

Depois de meses comendo a mesma coisa, pode ser que ele simplesmente tenha enjoado do alimento. Questione com o veterinário se é hora de mudar a ração. Se o pet come alimentação natural, tente aquecer a refeição ligeiramente no micro-ondas. Isso fará que o alimento libere mais aroma e faça a comida parecer mais atraente. Outra opção é acrescentar alimentos atraentes ao potinho de comida, como caldinho sem sódio, queijo cottage com baixo teor de gordura ou frango desfiado sem osso, por alguns dias, ensina Tami Pierci, professora de veterinária da Universidade da Califórnia. Não faça isso por muito tempo, ou isso pode habituar o cão. Uma vez que ele volte a comer normalmente, comece a cortar os extras.

3 – Você não está oferecendo muitos petiscos?

Você pode estar oferecendo tantos petiscos que, na hora da refeição, ele não tem fome. Tami Pierci diz que isso acontece bastante. O jeito é cortar os petiscos que, aliás, nunca devem ultrapassar mais de 10% da alimentação diária do animal.

4 – Ele sente falta de comida de humano?

Se você costuma misturar sua comida à de seu cachorro e, de repente, parou com o hábito, esse pode ser o motivo. É preciso cortar o extra lentamente, até que o pet comece a comer apenas o alimento preparado para ele.

5 – Você está oferecendo alimento fora do horário?

Se ele costuma comer em um determinado horário e você muda isso, ele simplesmente pode não estar acostumado ao novo hábito. Veja se isso faz difernça no apetite.

6 – Ele está doente?

Essa é uma possibilidade. Leve ao veterinário se o animal perdeu peso e não está interessado em comida; costuma comer normalmente, mas de repente para de fazer isso; é filhote ou idoso e adquire esse hábito.

7 – Ele vomitou recentemente?

Seu cão pode estar recusando comer se esteve enjoado recentemente e acabou vomitando. Ele pode associar a comida com estar doente e, então, evitar aquele alimento. Se essa for a razão, tente misturar a comida a uma nova alimentação. Se ele voltar a se interessar, volte, aos poucos, ao alimento habitual.

Fonte: WebMD Pets