iolando_eixo Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press

Distrital quer proibir exigência de vacinação

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Projeto de lei apresentado neste ano pelo deputado distrital Iolando (MDB) proíbe a exigência de cartão de vacinação contra covid-19 para acesso a locais públicos e privados no Distrito Federal. No texto, o distrital prevê também que fica vedada qualquer tipo de sanção na capital do país para quem não se vacinou.

Projeto veta banheiro unissex

O deputado Pastor Daniel de Castro (PP) apresentou projeto de lei que proíbe banheiros unissex em espaços públicos e estabelecimentos comerciais, como shoppings, bares, restaurantes, bancos, escolas e repartições públicas. “Existem inúmeras denúncias de casos de abusos nos banheiros femininos feitos por homens que se utilizam desse benefício, dado aos transgêneros, para cometer assédio sexual e até estupro”, justifica o distrital.

Pontos a esclarecer
Anderson Torres passou o dia em depoimento a policiais federais e integrantes do Ministério Público. Dois pontos principais que ele tinha que esclarecer. Primeiro como secretário de Segurança Pública do DF, por que não tomou providências rigorosas para evitar os ataques de 8 de janeiro, diante de um relatório da inteligência que apontava risco de invasão do Congresso. Segundo, como ministro da Justiça, de quem recebeu a minuta golpista que estabelecia uma intervenção no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Parceria produtiva
Nas redes sociais, o ex-interventor da segurança pública do DF, Ricardo Cappelli, postou uma foto ao lado da governadora em exercício do DF, Celina Leão, na posse dos deputados e senadores, quarta-feira. E fez um elogio: “Estabelecemos uma parceria muito produtiva durante a intervenção”.

Perspectiva de poder
O desempenho da governadora em exercício, Celina Leão (PP), que tem circulado bem entre integrantes de diferentes partidos políticos, deixa adversários preocupados. É que Celina pode concorrer ao Buriti em 2026. Ibaneis já está no segundo mandato.

Campanha em outdoor
Quem passa pela região central de Brasília vê grandes painéis que fazem alusão à importância da democracia. Depois dos atos de 8 de janeiro, o RenovaBR, grupo que tem como objetivo a renovação na política, lançou a campanha com o slogan “Há linhas que se dividem, mas uma nos alinha: democracia”. Nas intervenções, localizadas no Setor Comercial Sul e no Conic, aparecem as lideranças do RenovaBR que tomaram posse como deputados federais: Camila Jara (PT-MS), Samuel Viana (PL-MG), Daniel Soranz (PSD-RJ), Pedro Aihara (Patriota-MG) e Fernando Marangoni (União Brasil-SP). Essas novas lideranças se unem a Tabata Amaral (PSB-SP) e ao senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), que seguem no Congresso.

Mérito
A advogada Mabel Resende, sócia do escritório Resende, Marini, Dorneles e Popov Advocacia, acabou de assumir a presidência da Comissão de Adoção/Adoção Internacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM-DF). A nomeação atesta o reconhecimento como advogada especialista em direito de família, com histórico de atuação em adoção nacional e internacional. Mabel foi gerente jurídica do Correio Braziliense, por 10 anos, experiência que a gabaritou para atualmente ter o seu próprio escritório, juntamente com as sócias Lisa Marini, Giselle Dorneles e Karin Popov.

A pergunta que não quer calar
Os deputados distritais querem uma saída honrosa para evitar a CPI dos atos antidemocráticos?

Só Papos

“Essas declarações do senador Marcos do Val de que foi convidado pelo capitão capiroto Jair Bolsonaro para, juntos, dar o golpe de Estado é a prova concreta de que o ministro Alexandre de Moraes sabia de muito mais coisas do que nós, os comuns, mortais”
Deputado distrital Chico Vigilante (PT)

“Na nossa legislação, pelo menos, isso não configura nenhum tipo de crime. Ainda que fosse verdade — porque eu não sei se é — conversar sobre isso não é um crime. Executar isso seria. Um crime, do meu ponto de vista, baixo”
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*