tre_1200

Começa o festival de impugnações de candidaturas

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) já recebeu, até agora, mais de 40 impugnações de candidaturas apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral. Entre os que terão de apresentar defesa para se confirmarem na disputa, estão os ex-governadores Agnelo Queiroz (PT) e José Roberto Arruda (PL), que concorrem à Câmara Federal. Os ex-deputados Patrício (PT), por falta de prestação de contas das eleições de 2018; Edmar Pireneus (Avante), por irregularidades nos contratos do extinto Instituto Candango de Solidariedade (ICS), julgadas pelo Tribunal de Contas do DF; Junior Brunelli, por condenação na Operação Caixa de Pandora, também terão de rebater o MP. Não significa que estejam fora. A palavra final é da Justiça Eleitoral. O número de impugnações deve aumentar porque os dados ainda estão sendo analisados. Os principais motivos de rejeição de registros são: condenações criminais ou de improbidade administrativa, falta de comprovação de domicílio eleitoral ou de filiação partidária.

Antecedência
Muita gente ficou na dúvida sobre como o primeiro suplente de Flávia Arruda (PL), Luiz Pastore (MDB), que está no exercício do mandato de senador pelo Espírito Santo, pode concorrer pelo Distrito Federal. Mas ele se preparou para viabilizar o projeto. Pastore transferiu o domicílio eleitoral para Brasília em abril.

Apoio forte
A primeira-dama Michelle Bolsonaro fez um ensaio fotográfico com a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves (Republicanos). As imagens de campanha já estão circulando nas redes sociais.

Esquerda, direita
Chefe da Casa Militar do governo Agnelo, o coronel da reserva Rogério Leão está ajudando na campanha do candidato Paulo Octávio ao Governo do Distrito Federal. Está lá sem deixar de pedir votos para Agnelo e para o ex-presidente Lula, com quem também trabalhou nos dois mandatos.

Caminho solo
A candidata Keka Bagno, da federação PSol-Rede Sustentabilidade, parece não ter gostado da mudança de posição do deputado Marcelo Freixo (PSB), que concorre ao governo do Rio de Janeiro. Keka postou nas redes sociais: “Marcelo Freixo retrocedeu na política de forma breve e está caçando a própria aposentadoria. Freixo não tem a esquerda e nem a direita. Cada vez mais em caminho solo”. Freixo deixou o PSol no ano passado, depois de 16 anos no partido, para disputar as eleições.

Influência nas redes
O @rafaelparente foi a sexta conta política mais influente do Brasil no Twitter nos últimos 7 dias. Atrás de figuras como Luciano Hang, André Jannones e Josué Patriota, um perfil satírico.

Cristovam assume cadeira na ABL
Cristovam Buarque foi empossado na última sexta-feira como membro da Academia Brasiliense de Letras, a cadeira XIII, em sucessão da acadêmica Lucília Garcez. Pernambucano que chegou em Brasília nos anos 70, professor emérito, reitor da UnB, governador do DF, senador e ministro da Educação, hoje sem mandato, é um livre pensador, conferencista internacional, dedicado à literatura e considerado um dos intelectuais mais cultos do país, autor de mais de 30 obras.

Distrital
A deputada federal Paula Belmonte, da federação Cidadania-PSDB, pretende concorrer à Câmara Legislativa. Para registrar a candidatura, basta substituir alguém de seu partido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*