Rogério Ceni Rogério Ceni está sob pressão contra Guto Ferreira neste domingo. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo Rogério Ceni está sob pressão contra Guto Ferreira neste domingo. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Rogério Ceni x Guto Ferreira: rivalidade chega ao sexto capítulo na temporada

Publicado em Esporte

Duas das maiores rivalidades entre técnicos na temporada do futebol brasileiro têm Rogério Ceni como um dos protagonistas. O comandante rubro-negro ainda não conseguiu vencer Fernando Diniz, do São Paulo. Neste domingo, terá pela frente Guto Ferreira. Ambos duelaram cinco vezes em 2020 no clássico entre Fortaleza e Ceará. O sexto round será às 16h, no Maracanã, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O retrospecto é equilibrado.

Com a prancheta do Fortaleza, Rogério Ceni venceu três confrontos com Guto Ferreira em 2020. O treinador do Ceará ganhou os outros dois. Os duelos foram por competições variadas e regulamentos diferentes, ou seja, por pontos corridos e mata-mata.

Em 16 de julho do ano passado, o Fortaleza derrotou o Ceará por 2 x 1 pelo Campeonato Cearense. Sucessor de Enderson Moreira na retomada do futebol em meio à pandemia, Guto Ferreira tinha pouco tempo de trabalho no Vozão. Mesmo assim, impôs dificuldade a Rogério Ceni no clássico disputado na Arena Castelão no reinício do Estadual.

O Ceará evoluiu rapidamente sob o comando de Guto Ferreira. Doze dias depois, eliminada o Fortaleza, de Rogério Ceni, na semifinal da Copa do Nordeste. O Vozão venceu por 1 x 0, no Estádio Pituaçu, e marchou firme para conquistar o título regional contra o Bahia.

A rivalidade aumentou no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Guto Ferreira espelhou o sistema tático 4-2-3-1 de Rogério Ceni e viu Vinícius decidir o clássico no triunfo por 1 x 0.

O toma-lá-dá-cá continuou antes de Rogério Ceni arrumar as malas e partir rumo ao Rio de Janeiro para assumir o Flamengo. Ele enfrentou Guto Ferreira duas vezes na final do Campeonato Cearense e venceu os dois confrontos. Fez 2 x 1 no primeiro jogo da decisão, em setembro, triunfou por 1 x 0 no segundo, em outubro, e garantiu o título estadual ao tricolor.

Pelo menos no papel, Rogério Ceni chega ao reencontro com Guto Ferreira tendo uma supermáquina nas mãos. Não há mais o equilíbrio do clássico cearense. O técnico do Flamengo é favorito. Lidera o elenco mais sortido e badalado do país, mas não necessariamente o melhor time. Guto Ferreira provou isso no primeiro turno ao derrotar o atual campeão brasileiro por 2 x 0, na Arena Castelão. O Flamengo era comandado, à época, por Doménec Torrent.

Rogério Ceni deve ter aprendido as lições nos duelos à parte com Guto Ferreira. Ele terá pela frente um colega estrategista. O cara que impediu o sonho do bicampeonato do Fortaleza na Copa do Nordeste. O cara que tirou três pontos do Fortaleza no turno do Brasileirão. O cara capaz de surpreender o Flamengo no Maracanã e ampliar a crise no Ninho do Urubu. O Flamengo precisa entrar em campo ligado. Se repetir o modo blasé da derrota de virada para o Fluminense, por 2 x 1, na última quarta-feira, o ambiente pode piorar no clube da Gávea.

 

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf