Mane Garrincha Fla quer mandar jogo contra o Palmeiras no Mané Garrincha no próximo dia 21. Foto: Ed Alves/CB/D. A Press Flamengo pretende mandar jogo contra o Palmeiras no Mané Garrincha no próximo dia 21. Foto: Ed Alves/CB/D. A Press

Flamengo x Palmeiras pode abrir ano de novas expectativas para o ocioso Mané Garrincha

Publicado em Esporte

O desejo do Flamengo de mandar a partida contra o Palmeiras no Mané Garrincha (sem público), em 21 de janeiro, devido à final da Libertadores no Maracanã, antecipada neste sábado pelo colega Fred Huber no portal GE, marcará o início de uma temporada de novas expectativas para o estádio da Copa 2014 menos utilizado em 2020. Concessionária responsável pelo espaço, a Arena BSB planeja receber pelo menos três partidas de futebol de ponta em 2021. De preferência, com presença da torcida.

O Mané Garrincha é candidato, desde o ano passado, a palco fixo da Supercopa do Brasil. O estádio recebeu a decisão do ano passado em que o Flamengo derrotou o Athletico-PR por 3 x 0. Nas negociações com a CBF, o Governo do Distrito Federal e a Arena BSB manifestaram o interesse de virar a casa do torneio. O principal argumento é a suposta neutralidade da capital, ou seja, Brasília tem torcedores de praticamente todos os principais clubes do país.

A edição deste ano está marcada para 11 de abril. O GDF e a Arena BSB esperam receber o jogo como parte das comemorações dos 61 anos de Brasília. No cenário atual, a final seria entre o São Paulo, líder isolado do Brasileirão com seis pontos de vantagem sobre o vice, Inter; e Grêmio ou Palmeiras, protagonistas da decisão da Copa do Brasil.

Há entraves. A Arena BSB considera a presença reduzida de público relevante para o evento e acompanha passo a passo a movimentação pelo início da vacinação contra a covid-19. Como o estádio tem capacidade para 70 mil pessoas, há expectativa de que a Supercopa possa marcar a volta dos torcedores aos estádios nem que seja com percentual reduzido de público, como ocorreu na decisão da Supercopa da Uefa entre Bayern de Munique e Sevilla, por exemplo, e em partidas da Premier League — o Campeonato Inglês.

A Arena BSB também espera receber uma partida do Brasil nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Qatar-2022. Em novembro do ano passado, Brasília perdeu o direito de abrigar o duelo entre Brasil e Venezuela devido às condições do gramado do Mané Garrincha. A CBF transferiu a partida para o Morumbi, em São Paulo. À época, a Comissão Nacional de Inspeção de Estádios deu nota 6,1 ao piso do estádio candango e 9,5 ao Morumbi.

A tendência é que o Brasil receba Peru, Uruguai ou Colômbia no segundo semestre, desde que haja presença de público. A ausência de plateia na partida contra a Venezuela foi uma das razões da passividade da Arena BSB em relação às críticas ao gramado do Mané Garrincha. A concessionária achou melhor perder um jogo com portões fechados para ganhar outro com acesso liberado ao público no segundo semestre de 2021.

 

Mané: Arena da Copa 2014 que menos recebeu jogos em 2020

  • 16/02/2020 – Flamengo 3 x 0 Athletico-PR (Supercopa do Brasil)
  • 14/03/2020 – Capital 1 x 1 Unaí (Candangão)
  • 18/03/2020 – Capital 4 x 0 Sobradinho (Candangão)
  • 12/08/2020 – Capital 1 x 1 Real Brasília (Candangão)
  • 16/08/2020 – Brasiliense 2 x 1 Luziânia (Candangão)
  • 23/08/2020 – Brasiliene 1 x 2 Real Brasília (Candangão)
  • 26/08/2020 – Brasiliense 3 x 1 Gama (Candangão)
  • 13/09/2020 – Brasiliense 4 x 0 Tocantinópolis (Série D)
  • 20/09/2020 – Brasiliense 3 x 1 Caldense (Série D)

 

A administração do estádio também projeta receber a decisão da Copa Su-Americana. O estádio é um dos inscritos para hospedar a segunda decisão de título mais importante do continente em 2021, 2022 ou 2023. Os concorrentes são: Arena da Baixada (Curitiba), Arena Castelão (Fortaleza), Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Pernambuco (Recife), Maracanã (Rio), Arena Fonte Nova (Salvador), Nacional (Santiago), Rodrigo Paz Delgado (Equador), La Bombonera, Monumental de Núñez, Avellaneda e Presidente Perón, todos em Buenos Aires; e o Mário Kempes, em Córdoba. Além do Atanásio Girardot (Medellín) e Monumental e Nacional (Lima). Três deles serão escolhidos para receber as próximas três finais.

O ano passado foi terrível para o Mané Garrincha. A arena recebeu apenas nove jogos. Refém das partidas de times de fora do DF, encerrou 2020 pela primeira vez sem receber duelos da Série A do Campeonato Brasileiro. Representantes do quadrado na quarta divisão, Gama e Brasiliense preferiram mandar duelos em suas respectivas casas — o Bezerrão e o Serejão. A última partida no estádio foi a vitória do Brasiliense sobre a Caldense, por 3 x 1, pela Série D.

A partida entre Flamengo e Palmeiras pode devolver o Mané Garrincha ao circuito da Série A. O último jogo da primeira divisão no estádio foi em 15 de setembro de 2019 na vitória do Fluminense sobre o Corinthians, por 1 x 0. A Arena BSB também espera pela vacina para voltar à tabela da CBF no Campeonato Brasileiro 2021.

Segundo o portal GE, o Flamengo tem a logística definida para jogar em Brasília. O time enfrentará o Goiás no próximo dia 18, no Estádio da Serrinha, em Goiânia, e de lá embarcará, provavelmente de ônibus, para Brasília, palco ainda não oficializado pelo departamento de competições da CBF do duelo com o Palmeiras. A outra opção é o Nilton Santos, do Botafogo. A relação entre os dois clubes não é boa. Porém, o Flamengo atuou como mandante no Engenhão na campanha do título de 2019 ao vencer o Fortaleza.

A semana do jogo contra o Palmeiras será uma das mais frustrantes do Flamengo no ano. O atual campeão da Libertadores esperava brigar pelo bicampeonato em casa. Porém, caiu precocemente nas oitavas de final contra o Racing. Nesse período, o Maracanã ficará disponível para a customização do estádio para a final da Libertadores, em 30 de janeiro. Consequentemente, o Flamengo fica impossibilitado de usar as dependências da arena.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf