Palmeiras pode ser o terceiro gigante do país a conquistar título no Mané Garrincha

Publicado em Esporte
Vice da Supercopa no Mané, o Palmeiras pode ser campeão da Recopa, hoje. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

 

Inaugurado em 2013 para a Copa do Mundo de 2014, o novo Mané Garrincha virou casa de festas dos clubes mais tradicionais do Brasil. Representante do país na decisão da Recopa Sul-Americana nesta quarta-feira, às 21h30, o Palmeiras pode se tornar o terceiro clube gigante do nosso futebol a comemorar título no principal estádio do Distrito Federal. O atual campeão da Libertadores enfrenta o Defensa y Justicia, da Argentina, vencedor da Copa Sul-Americana.

Dois times grandes foram campeões no Mané Garrincha. O Flamengo conquistou as edições de 2020 e 2021 da Supercopa do Brasil contra Athletico-PR e Palmeiras, respectivamente. Em 2015, o Botafogo derrotou o ABC-RN por 2 x 1 na penúltima rodada da Série B do Brasileirão e recebeu a taça no estádio batizado com o apelido do maior ídolo da história do clube carioca.

No último domingo, o Palmeiras poderia ter sido o terceiro gigante nacional a conquistar título no Mané Garrincha. Porém, desperdiçou a oportunidade ao perder nos pênaltis para o Flamengo. A segunda chance é hoje contra o Defensa y Justicia. Depois de vencer a partida de ida por 2 x 1, na Argentina, a trupe de Abel Ferreira tem a vantagem do empate.

Não há critério de gols qualificados. Se o adversário vencer por 1 x 0, por exemplo, haverá prorrogação. Persistindo a igualdade no saldo de gols, o campeão será definido nos pênaltis.

Entre os times masculinos do Distrito Federal, seis festejaram título no novo Mané Garrincha: Brasiliense, Luziânia, Gama, Ceilândia e Sobradinho ganharam o Candangão no estádio. O Brasilia venceu a primeira edição da Copa Verde ao superar o Paysandu nos pênaltis. O Gama também ganhou o Campeonato Junior do DF contra o Real, em 2019. No futebol feminino, o Cresspom bateu o Minas na decisão do Torneio Feminino de Futebol de Brasília, em 2015.

O Mané Garrincha também foi palco de dois títulos da Seleção no Torneio Internacional Feminino. O Brasil ganhou o título em 2013 contra os Estados Unidos e o Chile na edição seguinte. A esquadra masculina ainda não disputou jogo valendo título na capital.

O velho Mané também era casa de festas dos times de fora do Distrito Federal. Em 1996, o São Paulo conquistou a Copa dos Campeões Mundiais no estádio ao derrotar o Flamengo por 2 x 1. O time carioca deu o troco no ano seguinte ao superar o tricolor paulista por 1 x 0. Também em 1997, o Flamengo festejou o Torneio Quadrangular de Brasília contra Fluminense, Botafogo e Atlético-MG, derrotado pelo time rubro-negro por 1 x 0 na decisão.

 

Anota aí o levantamento do blog Drible de Corpo

Campeões no novo Mané Garrincha

  • 2013 – Brasiliense (Candangão)
  • 2013 – Brasil (Torneio Internacional Feminino)
  • 2014 – Brasil (Torneio Internacional Feminino)
  • 2014 – Brasília (Copa Verde)
  • 2014 – Luziânia (Candangão)
  • 2015 – Gama (Candangão)
  • 2015 – Cresspom (Torneio Feminino de Futebol de Brasília)
  • 2016 – Ceilândia (Candangão)
  • 2018 – Sobradinho (Candangão)
  • 2019 – Gama (Candangão)
  • 2019 – Gama (Candangão Júnior)
  • 2020 – Flamengo (Supercopa do Brasil)
  • 2021 – Flamengo (Supercopa do Brasil)

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf