Guardiola e Sampaoli Guardiola era chefe de Dome quando recebeu Sampaoli no Manchester City. Foto: Reprodução/Twitter Guardiola era chefe de Dome quando recebeu Sampaoli no Manchester City. Foto: Reprodução/Twitter

Domènec Torrent x Jorge Sampaoli: quando os técnicos de Flamengo e Atlético-MG foram vizinhos de trabalho

Publicado em Esporte

Tão perto, tão longe. Talvez, Doménec Torrent e Jorge Sampaoli não recordem, mas, há dois anos, foram praticamente vizinhos de trabalho por alguns dias. Mal sabiam eles que, um dia, seriam protagonistas de um duelo tático no Maracanã na primeira rodada do Campeonato Brasileiro à frente de arquirrivais nacionais candidatíssimo ao título: Flamengo e Atlético-MG.

Voltemos a março de 2018. Domènec Torrent era um dos assistentes de Pep Guardiola. Jorge Sampaoli, o técnico da seleção da Argentina. Faltavam três meses para a Copa do Mundo da Rússia. Messi e companhia se apresentariam em Manchester para o penúltimo amistoso data Fifa contra a Itália, no Etihad Stadium, a arena do Manchester City. A AFA escolheu trabalhar no Etihad Campus, o moderníssimo centro de treinamento do Manchester City para o confronto com a Squadra Azzurra. Viciado em trabalho, Sampaoli aproveitou cada segundo. Ele e a comissão técnica chegaram antes à Inglaterra. Com ele, o ex-auxiliar Sebastían Beccacece.

Sampaoli queria conhecer as instalações do Etihad Campus. Buscava também informações sobre o estado físico de dois jogadores específicos de Guardiola: o zagueiro Nicolás Otamendi e o atacante Sergio “Kun” Agüero. Logo, aproveitou a presença em Manchester para interagir com a comissão técnica do City – especificamente com Guardiola. Além de Domènec Torrent, Mikel Arteta, atual técnico do Arsenal, fazia papel de assistente técnico à época.

O treinador argentino encontrou-se reservadamente com Guardiola em um dos prédios do centro de treinamento do Manchester City. Ambos registraram o encontro e depois trocaram gentilezas nas redes sociais. “Obrigado, Pep, por nos receber em sua casa”, escreveu Sampaoli na conta privada no Twitter, em 17 de março de 2018, com uma foto ao lado do catalão.

Guardiola também respondeu o agradecimento nas redes sociais: “Foi um prazer. Boa sorte na Copa”, referindo-se ao Mundial da Rússia. A Argentina quase foi eliminada na fase de grupos e deu adeus ao torneio nas oitavas de final contra a campeã França.

Enquanto isso, o Manchester City vivia uma temporada dos sonhos. Conquistou a Premier League com impressionantes 100 pontos, 19 à frente do vice, o arquirrival United. De quebra, ganhou a Copa da Liga Inglesa. Vacilou apenas na Copa da Inglaterra e na Champions League com eliminações precoces.

O jornal argentino Clarín contou à época que Sampaoli intercambiou conceitos com o espanhol. Ambos são bielsistas, adeptos dos conceitos do veterano técnico Marcelo Bielsa. O argentino acaba de devolver o Leeds United à Premier League – a elite do Campeonato Inglês.

A Argentina treinou na casa do Manchester City até 22 de março de 2018, véspera da vitória por 2 x 0 sobre a Itália no amistoso disputado no Etihad Stadium. Não há registro do encontro de Sampaoli com Dome, mas ambos foram vizinhos de trabalho naquele curto período em que o adversário de hoje também aproveitou para beber da fonte Guardiola. Estudiosos, Guardiola, Domènec Torrent e Mikel Arteta certamente aproveitaram para observar a Argentina.

Sampoli e Torrent têm em comum a posse da bola. No ano passado, o então técnico do Santos usou o modelo consagrado por Guardiola e seus assistentes para tentar domar o Flamengo na última rodada do primeiro turno do Brasileirão. O Santos tinha mais posse de bola do que o time rubro-negro àquela altura do campeonato. A estratégia não funcionou no Maracanã porque o iluminado Gabigol fez um gol antológico de cobertura no goleiro Éverson.

Na partida de volta, o Santos repetiu a estratégia e foi eficiente. Goleou um Flamengo campeão brasileiro antecipado e com a cabeça no Mundial de Clubes da Fifa por 4 x 0. Impôs a maior derrota da era Jorge Jesus sufocando o time do mister desde o início da partida. Domènec Torrent pode ter aprendido com aquela exibição de gala do Flamengo contra o Grêmio no Maracanã pelas semifinais da Libertadores. O 5 x 0. Mas não pode ter deixado de tirar lições dos dois confrontos do time com o Santos de Sampaoli. Se não fez o dever de casa, o espanhol corre o risco de começar mal o trabalho neste domingo, no Maracanã.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf