Jesus Jesus mantém o sonho do título inédito do Manchester City ao eliminar Real. Foto: Foto: Oli Scarf/AFP Gabriel Jesus mantém o sonho do título inédito do Manchester City ao eliminar o Real. Foto: Foto: Oli Scarf/AFP

Com 6 candidatos inéditos ao título nas quartas, Champions League pode protagonizar hoje “7 x 1”

Publicado em Esporte

A Uefa Champions League teve apenas um campeão inédito no século. O Chelsea arrematou o título nos pênaltis contra o Bayern, em Munique, na temporada 2011/2012. A edição em andamento dá pinta de que pode batizar um calouro. Todos os seis times classificados para as quartas de final cobiçam o título inédito — Manchester City, Lyon, PSG, Atlético de Madrid, Atalanta e Red Bull Leipzig.

Esse número pode chegar a sete se o Napoli eliminar o Barcelona, no Campo Nou. Haveria um incrível “7 x 1” na próxima fase, ou seja, sete candidatos inédito ao título contra apenas um campeão. Caso o time de Lionel Messi prevaleça, hipótese mais provável, teremos no máximo dois vencedores da UCL na etapa derradeira, em Portugal, ou seja, um “6 x 2”. O remanescente entre Bayern de Munique e Chelsea será o outro.

As quedas de Real Madrid, Juventus, Liverpool e Borussia Dortmund nas oitavas de final abrem caminho para a possibilidade de uma decisão surpreendente como a de 2004 entre Porto e Monaco. Bayern de Munique, Chelsea e Barcelona são os candidatos a Porto, que conquistou o segundo título naquela versão. Os aspirantes a “Monaco” são quatro: PSG, Atalanta, Red Bull Leipzig e Atlético de Madrid. Nenhum dos quatro tem o título no currículo, mas um deles estará na decisão no próximo dia 23, no Estádio da Luz. Todos estão do mesmo lado na chave.

6 campeões inéditos teve a Libertadores no século — Once Caldas, Inter, LDU, Corinthians, Atlético-MG e San Lorenzo. A Champions League só teve um no mesmo período: Chelsea

Quer mais uma prova de que o caminho poucas vezes foi tão favorável a um título inédito? O classificado entre o pentacampeão Bayern e o campeão Chelsea enfrentará o pentacampeão Barcelona ou o Napoli. No mínimo duas ou as três camisas estreladas podem ficar fora da semi. Indícios de que uma nova ordem está por vir no principal torneio de clubes do mundo.

É mais fácil ser campeão inédito na Libertadores do que na Liga dos Campeões da Europa. Esse ainda é o grande barato do nosso torneio continental na comparação com o primo rico. Por aqui, (ainda não é proibido) sonhar com a primeira vez. Neste século, seis clubes conseguiram o feito na principal competição de clubes da América do Sul — Once Caldas (2004), Internacional (2006), LDU (2008), Corinthians (2012), Atlético-MG (2013) e San Lorenzo (2014).  Enquanto isso, na Champions League, somente o Chelsea conseguiu a proeza.

Aguardemos o desfecho das oitavas de final neste sábado, mas só para não perder a piada, a Champions League está na iminência de testemunha um 7 x 1 nas quartas de final: sete candidatos inéditos ao título contra apenas um campeão. Cabe ao Barcelona de Lionel Messi evitar. Ou ao Napoli confirmar a histórica goleada dos calouros nas quartas de final.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf