Bragantino Red Bull Bragantino lidera o Brasileirão nos critérios de desempate: Foto: Ari Ferreira / RB Bragantino Red Bull Bragantino lidera o Brasileirão nos critérios de desempate: Foto: Ari Ferreira / RB Bragantino

Líder da Série A, Bragantino ajuda mecenas a bater meta na elite de quatro campeonatos nacionais diferentes

Publicado em Esporte

A parceria da multinacional austríaca de energéticos com clubes de futebol de vários cantos do planeta bola, inclusive o Brasil, colhe nesta semana mais um resultado assustador para os concorrentes. Fundada em 1987, a Red Bull ostenta, hoje, quatro times na primeira divisão de ligas nacionais: Salzburg (Áustria), Leipzig (Alemanha), New York (Estados Unidos) e Bragantino (Brasil). Todos eles lideraram os respectivos campeonatos nacionais pelo menos uma vez. O último a conseguir o feito é justamente o time de Mauricio Barbieri.

O Red Bull Bragantino encerrou a primeira volta da corrida pelo título em primeiro depois de vencer a Chapecoense por 3 x 0, na Arena Condá, em Chapecó. É a primeira vez que o time lidera a Série A em duas participações na principal competição nacional do país. Um feito e tanto para quem também conquistou a Série B, em 2019, e está vivo nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o segundo torneio mais relevante da América do Sul. Na Copa do Brasil, disputa vaga às oitavas de final contra o Fluminense. Perdeu na ida por 2 x 0.

O sucesso da parceria não se limita ao Brasil. O Red Bull Leipzig ainda não conseguiu quebrar a hegemonia do Bayern de Munique na Bundesliga, o Campeonato Alemão, mas liderou a competição mais de uma vez e conseguiu feitos impressionantes, por exemplo, na Uefa Champions League. Na temporada 2019/2020, chegou às semifinais do torneio.

 

Bragantino foi vice-campeão da Série A em 1991, mas lidera a elite do Brasileirão pela primeira vez sob nova direção, agora comandado pela multinacional de bebida energética Red Bull

 

O time passou em primeiro lugar em um grupo que tinha Lyon, Benfica e Zenit. Na fase de mata-mata, desbancou Tottenham, Atlético de Madrid e vendeu caro a derrota para o badalado Paris Saint-Germain de Neymar e Mbappé nas semifinais. O clube vem batendo na trave na Bundesliga. Terminou em terceiro lugar nas temporadas 2018/2019 e 2019/2020 e amargou o vice-campeonato nacional nas versões de 2016/2017 e 2020/2021.

Nos Estados Unidos, o badalado New York Red Bull terminou em primeiro lugar mais de uma vez na classificação de conferência da Major League Soccer. No entanto, ainda não realizaou o sonho de arrematar o troféu da liga profissional norte-americana. Esteve bem perto disso em 2008. Disputou a final contra o Columbus Crew, mas perdeu por 3 x 1.

O troféu cobiçado por Red Bull Bragantino, Red Bull Leipzig e New York Red Bull é uma realidade no portfólio vitorioso do coirmão Red Bull Salzburg.

A matriz austríaca dos investimentos em futebol tem uma hegemonia consolidada na Austria Football Bundesliga, como é chamado a competição local. São oito anos consecutivos de títulos. Das 15 conquistas do clube, 12 são vinculados à multinacional do energético. O time saltou para o terceiro lugar no ranking dos campeões nacionais da Áustria, atrás apenas dos tradicionais Rapid Viena, com 32 taças, e do Áustria Vena, 24.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf