Messi Copa de 2014: Messi teve duelo à parte com Hazard na única exibição no Mané. Foto: Francois Xavier Marit/AFP Copa de 2014: Messi teve duelo à parte com Hazard na única exibição no Mané. Foto: Francois Xavier Marit/AFP

Se jogar Copa América, Messi terá mais exibições na capital do Brasil do que em Rosário, onde nasceu

Publicado em Esporte

Divulgada na calada da noite, a tabela da polêmica 47ª edição da Copa América oficializou o que o blog havia antecipado às 19h de quarta-feira: Brasil x Venezuela será o jogo de abertura do torneio no próximo dia 13, às 18h, no Mané Garrincha; e o Maracanã receberá a final.

A Seleção Brasileira não será a principal hóspede de Brasília. Dos oito jogos marcados para a capital, pelo menos três contarão com a presença da Argentina, ou seja, possivelmente com o melhor jogador do século 21 em campo contra Uruguai e Paraguai. Eleito seis vezes número 1 do mundo, o recordista de prêmios da Fifa, Lionel Messi, pode jogar mais vezes como profissional em Brasília do que em Rosário, onde nasceu em  24 de junho de 1987.

Messi tem 142 jogos com a camisa da Argentina. Pouco mimado pela AFA no que diz respeito à escolha do local das partidas da seleção principal, o astro só jogou em Rosário uma vez. E porque Diego Armando Maradona pediu. D10S era o técnico alviceleste e pediu para receber o Brasil na terra de Messi, em 5 de setembro de 2009. Fez média, mas perdeu o clássico. O time Dunga triunfou por 3 x 1 no Gigante de Arroyito nas Eliminatórias para a Copa de 2010.

 

Messi jogou apenas uma vez em Rosário, onde nasceu. Ainda assim, a pedido de Maradona. Se entrar em campo nos dois jogos da fase de grupos em Brasília, serão três exibições na capital do Brasil. Uma delas foi no Mundial 2014

 

Nem mesmo a programação original da Copa América, que seria na Argentina e na Colômbia, fez questão de agradar Messi. As cidades do país dele que receberiam jogos do torneio seriam Santiago del Estero, onde ele se exibirá nesta quinta pelas Eliminatórias, Córdoba, Avellaneda, Mendoza e Buenos Aires. Rosário também não recebeu o evento na edição de 2011.

Com a marcação de dois jogos da Argentina para Brasília na fase de grupos, Messi pode ter no currículo três exibições na capital do Brasil. A primeira delas faz sete anos. Em 5 de julho de 2014, o camisa 10 comandou a esquadra portenha, no Mané Garrincha, na vitória por 1 x 0 sobre a Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo.

 

Das 142 partidas de Messi pela seleção principal da Argentina, 23 foram em Buenos Aires. Se jogar sete partidas na Copa América do Brasil, chegará a 22 exibições em solo verde-amarelo

 

Há outra curiosidade. Messi jogou 23 vezes na capital Buenos Aires pela Argentina. Se disputar todas as partidas possíveis na Copa América, ou seja, até a final ou a decisão do terceiro lugar, o craque colecionará 22 exibições em solo brasileiro. Atualmente, são cinco em Belo Horizonte, três no Rio de Janeiro, três em São Paulo, dois em Porto Alegre, um em Brasília e outro em Salvador sempre em jogos oficiais por Eliminatórias, Copa América ou Mundial.

Números à parte, Messi dificilmente deixará de participar da Copa América. Tem uma dívida pessoal com o país. A seleção principal da Argentina não conquista nada desde a Copa América de 1993, no Equador. São 28 anos de jejum. Na era Messi, a Argentina acumula três vices: um na Copa do Mundo 2014 e três na Copa América em 2007, 2015 e 2016. Os únicos títulos da Pulga são no Mundial Sub-20 de 2005 e o ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 (Sub-23).

 

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf