image Campeão da Copa América em 2007, Dunga piorou: foi eliminado nas quartas de final pelo Paraguai no torneio de 2015 e na fase de grupos pelo Peru em 2016. Foto: Lucas Figueiredo/Mowa Press

10 pitacos sobre futebol candango, nacional e internacional no fim de semana da bola

Publicado em Esporte, Sem categoria

1. Rio abaixo
Dos nove times cariocas que disputam uma das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, só um venceu no fim de semana: o Volta Redonda na estreia da Série D. Na A, o Flamengo perdeu. Fluminense e Botafogo empataram. O Vasco perdeu a invencibilidade de 34 jogos para o Atlético-GO. Na C, o Macaé se deu mal. Na D, Boavista, Portuguesa e Madureira não venceram e o Volta Redonda deu a vitória de honra ao Rio.

2. Os indicados
Candidatos nos bastidores da CBF a herdar a Seleção Brasileira após o fiasco de Dunga na Copa América, Tite e Cuca ajudaram Palmeiras e Corinthians a protagonizar um bom clássico. Gostei, principalmente, do segundo tempo. Cleiton Xavier estava em um dia iluminado e desequilibrou. Continuo crítico da tabela alviverde. Estamos só na sétima rodada e o time do Palestra Itália já enfrentou praticamente todos os rivais paulistas. Só falta o Santos, ou seja, a tabela foi mal distribuída.

3. Escola do Sul
Qualquer semelhança é mera coincidência, mas todos os quatro clubes integrantes do G-4 são comandados por técnicos da região sul do país. Três deles da escola gaúcha. Argel Fucks lidera à frente do Inter; o paranaense Cuca é vice pelo Palmeiras; e os gauchos Tite (Corinthians) e Roger Machado (Grêmio) fecham o G-4. Vale lembrar que três técnicos da Seleção neste século eram do Sul: Luiz Felipe Scolari (duas vezes), Mano Menezes e Dunga (duas vezes).

4. Portuga
O técnico Paulo Bento mandou bem na vitória do Cruzeiro sobre o Atlético-MG no Independência. Deu um nó em Marcelo Oliveira, que não vive boa fase desde a saída justamente do Cruzeiro. O trabalho no Galo ainda não deu liga e tenho as minhas dúvidas se vai dar. Fred estreou fazendo o que se espera dele, gol. A tendência é que ele balance muito a rede em um time com excelentes garçons. Questão de tempo…

5. Uma hora ia acontecer
Uma hora o Vasco perderia a extraordinária invencibilidade de 34 jogos. A derrota para o Atletico-GO não afeta em nada o excelente trabalho de reconstrução desenvolvido pelo técnico Jorginho. Não tenho dúvida de que o Vasco voltará cedo à Série A. E se brincar bicampeão da Série B.

6. O poço é mais fundo
Mais um vexame do futebol brasileiro: A Seleção foi eliminada na fase de grupos da Copa América pela primeira vez desde 1987, na Argentina. Naquele ano, a chave tinha Chile e Venezuela. Neste, não passou num grupo com Peru, Equador e Haiti. E estamos em sexto lugar nas Eliminatórias para a Copa da Rússia-2018.

7. Eurocopa
Que pintura o gol do Modric na vitória da Croácia sobre a Turquia no domingo. Que demonstração de futebol coletivo da Alemanha no segundo gol do triunfo em cima da Ucrânia. Esperava mais da Inglaterra diante da Rússia e achei bacana a volta do País de Gales a competições de ponta. Gareth Bale começou com tudo…

8. Pra todo lado
O início da Eurocopa mostra que o problema da violência no futebol é mundial: a primeira rodada da Eurocopa ainda nem acabou e já teve sinalizadores no estádio, briga entre torcidas dentro e fora das arenas, insultos raciais, penalidades impostas pela Uefa. O esporte mais popular do planeta precisa tornar intensivo o combate à violência nos estádios.

9. Ex-invictos
Luziânia e Vasco eram os dois times times do país ainda invictos no ano no futebol brasileiro. Não são mais. O Vasco perdeu para o Atletico-GO na Série B. Campeão candango , o Luziânia perdeu a invencibilidade para o Sete de Dourados neste fim de semana pela Série D. Por sinal, aproveitamento de 50% dos representantes do DF na Série D. Reforçado pelo Brasília, o vice-campeão, Ceilandia, arrasou o Comercial por 5 x 0.

10. Campeão
Parabéns ao Paranoá pelo título do Campeonato Candango Júnior. Surpreendente, por sinal. O Brasília era o favorito, mas perdeu o jogo de ida por 2 x 0. Na volta, sofreu a virada por 3 x 2. O Brasília era favorito ao título no profissional e no júnior. No fim, não ganhou nenhum dos dois.