Flamengo x São Paulo: CBF aceita partida no Mané Garrincha, mas espera julgamento do STJD para oficializar jogo em Brasília

Publicado em Esporte, Sem categoria

Mandante da partida contra o São Paulo no próximo dia 19, às 16h, o Flamengo foi notificado na quinta-feira pela CBF de que o Mané Garrincha está aceito como palco da partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

O departamento de Competições da CBF confirma a apuração do blog, mas pondera: informou aos dois clubes que condiciona a confirmação — e a publicação na tabela da Série A — ao resultado da audiência sobre a barbárie protagonizada por torcedores do Flamengo e do Palmeiras no domingo passado. O processo será julgado pela Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na segunda-feira.

Uma fonte indica que a partida entre Fla e São Paulo dificilmente deixará de ser no Mané. A diretoria rubro-negra até definiu plano de segurança. Um dos motivos é que o julgamento de segunda-feira, a partir das 18h, será em primeira instância, ou seja, cabe recurso para uma audiência no Pleno. Além de o STJD aprovar (ou não) a interdição do estádio, há risco de Flamengo e Palmeiras perderem até 10 mandos de campo.

Em entrevista ao blog, o diretor de Competições da CBF, Manoel Flores, confirmou: “O prazo para definição do local d e Flamengo x São Paulo expirou na quinta-feira. Enviamos ofício aos dois clubes. Ambos sabem que o Mané Garrincha está aceito, mas isso só será oficializado depois do parecer do STJD. Se o jogo não puder ser aí vamos apontar outra solução no site da CBF”.

Segundo Manoel Flores, a CBF luta para não perder o Mané Garrincha como praça alternativa no Brasileirão. A arena virou solução para os cariocas sem-teto. Como o Maracanã e o Engenhão estão cedidos à Rio-2016, Fla, Flu e Botafogo têm escolhido o Mané Garrincha como destino preferido.

Prova disso é a realização de Fluminense x Corinthians em Brasília na próxima quinta-feira. O Mané estava interdidato, mas o presidente tricolor, Peter Siemsen, acionou a CBF, que convenceu o presidente do STJD, Caio César Rocha, a abrir exceção. O jurista atendeu desde que a CBF assumisse os riscos.

Uma das imposições da CBF ao liberar Flu e Corinthians no Mané é um forte aparato de segurança, que sirva de exemplo para a confirmação do jogo seguinte, Fla x São Paulo.

Na terça, haverá uma reunião dos órgãos de segurança militar e privados da partida entre Fluminense x Corinthians com Rômulo Reis, coodenador de estádios da diretoria de Competições da CBF. “A ideia é alinhar a questão da segurança no estádio. É uma chance de o Mané Garrincha, uma praça alternativa que não queremos perder, mostrar que pode receber grandes jogos, e uma chance para que o STJD reveja a questão da interdição”, pondera Manoel Flores.

Outra carta na manga para derrubar a interdição foi uma consulta feita pela Secretaria de Turismo à Procuradoria-Geral do DF. O órgão sinalizou que o GDF não está sob a jurisdição do STJD, apenas os times filiados à CBF. “Por isso, estamos auxiliando o jurídico do Flamengo com documentos e provas que sustentarão que o Mané Garrincha é considerado um dos estádios mais seguros do Brasil”, alega o secretário Jaime Recena.

Planos de segurança diferentes

A Roni7 Produções, promotora do jogo entre Fluminense e Corinthians na próxima quinta-feira, detalhou ontem o plano de divisão das torcidas para o clássico. Haverá presença de organizadas. A uniformizada do mandante ocupará o anel inferior e terá acesso pelo portão 21. A visitante ficará na superior, com entrada pelo 7.

Se a partida entre Flamengo e São Paulo for confirmada para o Mané Garrincha no dia 19, o rubro-negro tem um plano de segurança diferente. Uma fonte revelou ao Correio que o clube pretende limitar a presença dos visitantes a 10% — exceto os paulistas, que teriam direito a 5%. Os visitantes também ficarão proibidos de comprar bilhete próximo do campo. As zonas mistas continuarão existindo, mas só no anel superior e nas laterais. O espaço atrás dos gols ficará disponível às torcidas organizadas do Flamengo, mas apenas na área superior da arquibancada.

A ideia inicial do Flamengo era que ficassem no anel inferior, perto do campo, mas, segundo o clube, a Polícia Militar não permitiu. O local destinado às facções adversárias no Mané será ao lado das cabines de rádio.

A intenção do Flamengo é aumentar a pressão da torcida rubro-negra durante os jogos e restringir a aglomeração de adversários, sem impedir a zona mista. As mudanças já serão aplicadas no próximo jogo previsto para ocorrer em Brasília, contra o São Paulo, no próximo fim de semana, caso o estádio seja liberado para uso.