Texto escrito: seis dicas

Publicado em português

As palavras, sobretudo as faladas, são pra lá de levianas. Traem. A gente pensa que diz uma coisa, o ouvinte entende outra, e a coisa propriamente dita desconfia que não foi dita. Confiar nelas é acreditar em Papai Noel. A saída? Escreva os recados. Mas seja safo. Tenha em mente que os vocábulos escritos não são 100% fiéis. Cabe a nós ajudá-los a manter-se na linha.
Como? Lembre-se de que você escreve para as pessoas. São seres de carne, osso, sangue e nervos. Pegam ônibus, levam os filhos pra escola, brigam com o parceiro, sofrem pressão do chefe, recebem salário mais curto que o mês. Etc. Etc. Etc. Seu texto deve falar com eles.

Dicas

1.Seja natural: converse no papel. Imagine que o leitor esteja à sua frente, comendo um sanduíche e tomando um suco.

2. Mantenha a objetividade: sem encher linguiça, vá direto ao assunto. Dê o recado.

3. Respeite a concisão: diga o que deve ser dito com o número de palavras suficiente. Nem mais. Nem menos.

4. Use frases curtas: uma frase longa, ensinou Vinicius, não é nada mais que duas curtas. Na briga entre ponto, ponto e vírgula ou vírgula, dê a vez ao ponto. O leitor agradece.

5.Faça perguntas diretas: em vez de dizer “gostaria de saber se você pode ir à reunião das sete”, indague: Você pode ir à reunião das sete?

6. Prefira palavras curtas e simples: só ou somente? Só. Advogado ou causídico? Advogado. Casamento ou matrimônio? Casamento.

7. Sobretudo, guarde isto: as pessoas não ouvem o que é dito. Ouvem o que querem. Entram, no caso, fatores pessoais, como atenção, interesse, domínio do conteúdo.