Preposição e Hermes: o elo

Publicado em português

 

Hermes nasceu sabido. No primeiro dia de vida, pregou uma peça no irmão Apolo. O pequeno ficou atento. Quando o outro se distraiu, ele roubou o rebanho que Apolo guardava. Ao descobrir o ladrãozinho, o deus da beleza levou um baita susto.

Foi lá. O recém-nascido lhe estendeu uma lira que tinha acabado de fabricar com casco de tartaruga e tripas de boi. Ele inventou muitas outras coisas: o alfabeto, a música, a astronomia.

Zeus, ao ver o talento do garoto, convidou-o para ser seu mensageiro. Com asas nos pés e na cabeça, ele virou elo. Levava os recados divinos para os homens e os dos homens para Zeus.

Com isso, conheceu muitos segredos. Guardava-os tão bem que ninguém os descobria. Por isso se diz que alguma coisa está hermeticamente fechada.

A preposição também serve de elo. Liga um termo a outro, ambos aparentemente independentes que foram um terceiro significado.  O primeiro se chama antecedente. O segundo, consequente.

É o caso de anel e ouro. Um não tem nada a ver com o outro. Mas, com a preposição, se conectam dando novo sentido à duplinha antes livre e solta – anel de outro.

Mais exemplos? Pois não:

ANTECEDENTE                PREPOSIÇÃO                  CONSEQUENTE

Vou                                      a                                             Brasília.

Chegamos                           a                                              tempo.

Saíram                              para                                         o recreio.

Esteve                               com                                             Maria.

Em bom português: preposição é a liga entre dois termos como Hermes é a liga entre deuses e homens.